domingo, 18 de maio de 2014

SOCIOLOGIA: REVISÃO GLOBAL

*- “... Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; ...”
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
Jornal do Brasil, 19 de fevereiro de 1997.
A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:
A) Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
B) Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.

Enem (1999)
Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil, depois responda as questões 2 e 3
. Esse texto é parte de um artigo que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise financeira no Brasil.
Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente não havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma crise incomparável: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores – cerca de 25% da população ativa – entre 1929 e 1933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome. 
Gazeta Mercantil, 05/01/1999
2- Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalístico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte intenção relacionar os fatos passados e presentes.
*  “A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador do café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos”.
O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou
O abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
* A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX. Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
*  Lucro na adversidade Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia, estão tentando adaptar-se às mudanças acarretadas pelo aquecimento global. Antes acostumados a produzir arroz e vegetais, responsáveis por boa parte da produção nacional, eles estão migrando para o cultivo do camarão. Com a subida do nível do mar, a água salgada penetrou nos rios e mangues da região, o que inviabilizou a agricultura, mas, de outro lado, possibilitou a criação de crustáceos, uma atividade até mais lucrativa. O lado positivo da situação termina por aí. A maior parte da população local foi prejudicada, já que os fazendeiros não precisam contratar mais mão de obra, o que aumentou o desemprego. A flora e a fauna do mangue vêm sendo afetadas pela nova composição da água. Os lençóis freáticos da região foram atingidos pela água salgada a reestruturação de atividades produtivas como forma de enfrentar mudanças nas condições ambientais da região.

* O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as idéias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu:
“Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. (...) Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios”
Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as ideias de Roger Bacon
 inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.

*  DOCUMENTO 1  O cômputo da idade da Terra Da Criação até o Dilúvio...................................1.656 anos Do Dilúvio até Abraão................................................ 292 Do Nascimento de Abraão até Êxodo do Egito............ 503 Do Êxodo até a Construção do Templo........................481 Do Templo ao Cativeiro..............................................414 Do Cativeiro até o Nascimento de Jesus Cristo............614 Do Nascimento de Jesus Cristo até hoje....................1.560 Idade da Terra...................................................5.520 anos DOCUMENTO 2 Avalia-se em cerca de quatro e meio bilhões de anos a idade da Terra, pela comparação entre a abundância relativa de diferentes isótopos de urânio com suas diferentes meias-vidas radiativas. Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza religiosa no primeiro e científica no segundo.  
            
Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem  sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de  “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorandose em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos. A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais. 
* O Max Weber identificou como a principal característica das sociedades ocidentais dos Tempos Modernos foi aquilo que ele chamou de Racionalidade;

*  Max Weber foi sociólogo, economista e historiador alemão;

* A obra de Max weber foi influenciada pelo pensamento social  alemão, e um dos autores que o marcaram foi Georg Simmel;

* Weber concorda que a racionalidade teve seu ponto de partida na economia.

*  Na vasta produção intelectual de Weber destacam-se dois livros, que são “A ética protestante e o Espírito do capitalismo”;

* A sociologia passou a ser considerada como uma ciência dotada de um objetivo específico, com o sociólogo Émile Durkheim;

*  O primeiro professor de sociologia numa universidade foi Émile Durkheim.

*  A sociologia de Émile Durkheim foi influenciada pelo positivismo de Auguste Comte;

*  “Os fatos sociais são coisas”. Essa afirmação foi dita pelo sociólogo Émile Durkheim;

* A sociologia é uma ciência que estuda a sociedade coletiva;



















3 comentários: