domingo, 18 de maio de 2014

REVISÃO GLOBAL DE FILOSOFIA 3º ANO


REVISÃO GLOBAL DE FILOSOFIA 3º ANO


* (ENEM)  Em um de seus aspectos, o Iluminismo apresenta como efeito "o compromisso de estender a crítica racional a qualquer campo". Disso decorre que "não existem campos privilegiados, dos quais a crítica racional deva ser excluída". Essa definição apresentada não exclui a possibilidade de que a razão se proponha à tarefa de examinar seus próprios limites cognoscitivos. 

*(ENEM) O empirismo é a "corrente filosófica para a qual a experiência é critério ou norma da verdade", caracterizando-se pela "negação do caráter absoluto da verdade" e pelo "reconhecimento de que toda verdade pode e deve ser posta à prova, logo, eventualmente modificada, corrigida ou abandonada". 
Além disso, o empirismo foi o resultado de importantes transformações ocorridas na relação entre homem e natureza durante os séculos anteriores. 
De acordo com essa informação podemos considerar em termos históricos, que o empirismo consagrou no campo filosófico uma tendência já presente ao longo da Revolução Científica. 

*(ENEM) Acerca da dialética, pode-se afirmar que na tradição hegeliano-marxista, o termo é fortemente associado à negatividade e à contradição. 

*(ENEM) O termo "coisa em si" expressa "o que a coisa é independentemente da sua relação com o homem, para o qual é um objeto de conhecimento". Sobre esse significado, pode-se dizer que  o termo significa a limitação dos poderes cognoscitivos humanos para superar os limites empíricos ou fenomênicos. 

* (ENEM) Segundo John Locke, "todas as nossas representações do real são derivadas de percepções sensíveis, não havendo outra fonte para o conhecimento". O que contempla adequadamente as implicações dessa formulação de Locke é a que toda ideia somente se torna verdadeira se antecedida pela experiência. 

*(ENEM)  Para Berkeley, "a mais simples percepção de uma coisa na realidade é a percepção de uma ação de Deus sobre nós e implica a existência de Deus, ao passo que, a admitir-se a matéria, deve-se atribuir a ela a causalidade das próprias ideias e pode-se dispensar Deus. O materialismo é, por isso, o fundamento do ateísmo e da irreligião, assim como o imaterialismo é o fundamento da religião". Ao formular sua doutrina imaterialista, o objetivo de Berkeley foi refutar o mecanicismo newtoniano. 

* (ENEM) Hume questiona o modelo cartesiano de mente como substância pensante, a res cogitans, de Descartes, sustentando que não podemos ter nenhuma representação de nossa mente independentemente de nossa experiência, ou seja, de nossas impressões sensíveis e da maneira como as elaboramos. Não há como representarmos o pensamento puro, independente de qualquer conteúdo. Para Hume, jamais posso apreender a mim mesmo sem algum tipo de percepção.  Sobre a crítica de Hume à existência da identidade pessoal, pode-se afirmar que essa formulação está embasada em sua crítica antimetafísica à noção de substância. 


* (ENEM) A revolução copernicana de Kant consistiu em uma inversão da relação até então consagrada pela filosofia entre sujeito cognoscente e objeto do conhecimento. 
09. (ENEM)O filósofo Descartes, na tentativa de encontrar fundamentos seguros para o saber, criou um procedimento, a dúvida metódica, que, quando utilizada pelo sujeito, analisa os conhecimentos adquiridos, evitando tudo que seja duvidoso para o pensamento, pois ele acredita que o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual. 

* (ENEM) O Filósofo Descartes pertence à corrente filosófica denominada Racionalismo. 

*(ENEM)De acordo com o pensamento de Descartes, a fonte do conhecimento verdadeiro é a iluminação divina. 

*(ENEM)  Sobre o papel da existência de Deus no interior da metafísica cartesiana, É correta afirmar que  essa noção cartesiana apresentou elementos de ruptura com certa tradição metafísica que limitava, em nome de Deus, a possibilidade de os homens conhecerem plenamente a realidade. 

*(ENEM) Em relação ao romantismo filosófico, é correto afirmar que estabeleceu elementos de ruptura em relação ao mecanicismo. 

* (Prof. Gérson) As bases do idealismo alemão é concedida ao filósofo Kant;                          
                                                                                                                                                 
*(Prof. Gérson) O idealismo alemão refere-se ao pensamento desenvolvido por pensadores do inicio do século XVIII, principalmente por Fichte, Schelling e Hegel;         
                                                                                                                                           
*(Prof. Gérson) Hegel entendia a realidade como o espírito em constante movimento dialético;          
                                                                                                                            
* (Prof. Gérson) Segundo Hegel, compreender a dialética da realidade exige um trabalho árduo da razão, que deve se afastar do entendimento comum e se colocar no ponto de vista do absoluto. Essa afirmação baseia na concepção hegeliana da realidade como espírito, tendo como fio condutor uma relação entre finito e infinito;       
    
*(Prof. Gérson) Para o filósofo Schopenhauer, tudo o que o mundo inclui ou pode incluir é inevitavelmente dependente do sujeito. O mundo da representação. Isso quer dizer que, para ele  não existe uma realidade exterior absoluta e que, para existir o conhecimento do mundo, é preciso existir o sujeito.                                                                                                                                                                                                          
* (Prof. Gérson) O filósofo Søren Aabye Kierkegaard era de  nacionalidade dinamarquesa. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário