quinta-feira, 8 de maio de 2014

CONTEÚDO DE HISTÓRIA DO CEARÁ 9º ANO

1. Sobre o desenvolvimento econômico cearense é correto afirmar que as charqueadas proporcionaram à região seca do ceará uma saída para o transporte da carne, já que não haviam geladeiras para conservar o produto.


2. A ocupação da região cearense se deu de forma particular e tardia. A efetiva ocupação e dominação da região foi, após algumas tentativas, mérito do conquistador Martins Soares Moreno.

3. O trecho abaixo faz parte da música de Ítalo e Renno “Ceará Terra da Luz”, e compartilha a experiência abolicionista de nossa região confirmando o pioneirismo cearense na libertação dos escravos.
“Porque eu sou cearense, porque sou brasileiro
Sou apaixonado pelo meu lugar
Eu trago no peito um amor verdadeiro
Eu sou da Terra da Luz, eu sou do Ceará!”

Sobre este episódio tão marcante para a História do Ceará, assinale a alternativa correta  O movimento abolicionista foi liderado pelos proprietários de terras insatisfeitos com a escravidão e interessados na imigração da Europa

4. Tu, Cícero, toma conta dessa gente!", levou-o afazer uma opção pelos pobres, vindo residir no pequeno arraial de Juazeiro. Em 1877, em meio à calamitosa seca que ceifou muitas vidas, escrevia ele ao bispo Dom Luiz: — "Eu nunca pensei ver tanta aflição e desespero juntos. Os cães saciam-se de carne humana. Nos campos, nos caminhos, por toda parte é um cemitério. Porém, em 1889, na primeira sexta-feira do mês de marco um fato novo mudaria a vida do arraial e de seu benfeitor, quando a hóstia transformou-se em sangue na boca da beata Maria de Araújo, durante a missa celebrada pelo Padre Cícero . O povo proclamou o milagre e, por conta disso, o padre foi suspenso de Ordens, passando a sofrer toda sorte de humilhações, por acreditar na veracidade do fenômeno. Com isso, o povoado transformou-se, crescendo assustadoramente, acolhendo centenas de visitantes que queriam ver de perto o milagre Padre Cícero apesar de ser excomungado pela igreja católica e ser acusado de práticas coronelísticas, é considerado um santo e sua cidade atrai milhares de romeiros todos os anos.

5:"A armada de Martim Afonso de Sousa, que deveria deixar Lisboa a 3 de dezembro de 1531, vinha com poderes extensíssimos, se comparados aos das expedições anteriores, mas tinha como finalidade principal desenvolver a exploração e limpeza da costa, infestada, ainda e cada vez mais, pela atividade dos comerciantes intrusos." (HOLANDA, Sérgio Buarque de. "As Primeiras Expedições." in: HOLANDA, Sérgio Buarque de. (org) HISTÓRIA GERAL DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. Tomo I, Volume 1. São Paulo: DIFEL, 1960. p. 93.) Com base nesta citação, assinale a alternativa que indica corretamente os principais objetivos das primeiras expedições portuguesas às novas terras descobertas na América garantir as terras brasileiras para Portugal, nos termos do Tratado de Tordesilhas, e expulsar os invasores estrangeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário