domingo, 12 de outubro de 2014

3° Ano Escola Flávio Rodrigues - Dicas ENEM

Dicas de Filosofia

Dicas-de-Filosofia
Para se se sair bem em filosofia na prova do Enem 2014 é preciso analisar importâncias, conceitos, características e ideais de política, moralidade, ética, contrato social, estado de natureza, e estado de sociedade. Confira 9 dicas de filosofia para um melher preparo.
DICA 1: Movimentos sociais – o primeiro ponto é diferenciais agrupamentos de movimentos, isso porque agrupamento não tem organização. Há a possibilidade da prova pedir relações entre movimentos realizados no Brasil e a Primavera Árabe. Por isso, estude os movimentos estudantis de 1968; as Diretas Já de 1984; e as Caras Pintadas em 1992 e 2013. Além disso, os movimentos e protestos realizados durante a Copa do Mundo em 2014.
DICA 2: Metafísica – considerada a filosofia primeira, pois trata da investigação da origem de todas as coisas e o seu relacionamento com a realidade atual. Estude as subáreas da metafísicas e suas diferentes relações com o dia a dia; relacionamento dos seres na natureza e outros elementos do universo.
DICA 3: Teoria do Conhecimento – características e definições da teoria do conhecimento; formas de produção do conhecimento; limites da capacidade humana; conceitos de epistemologia.
DICA 4: Lógica – na filosofia é o ramo que busca o raciocínio perfeito. Por isso, estude a investigação e conclusões dos pensamentos; o que leva um individuo a concluir algo; identificação da lógica e os pensamentos incorretos e corretos.
DICA 5: Ética e filosofia moral – trata-se do estudo da moral. Estudos sobre ética; características e conceitos da filosofia moral; relacionar filosofia moral com temas da atualidade; morais que são certas ou erradas para a sociedade.
DICA 6: Filosofia política – aqui é fundamental relacionar a política na atualidade, seus escândalos e conceitos, com o estudo da origem da sociedade, da política, formação do Estado. Além disso, a relação entre instituições políticas e sociedade no geral.
DICA 7: Filosofia da arte – conceitos e características de estética; estudos das concepções estéticas e definição do que é belo.
DICA 8: Sociedade para Hobbes, Locke e Rousseau – relacionar o estado da natureza com as teorias de Hobbes, Rousseau e Locke. Além disso, a ideia das leis de que afirmam o senhor de um Estado; causa do medo da morte; egoísmo a partir da propriedade privada.
DICA 9:  Fé e a Razão – Proposto de São Tomás de Aquino e a harmonia entre corpo e alma, fé e razão, Igreja e Estado. Papel da razão; mistérios revelados pela fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário