sexta-feira, 13 de abril de 2018

SOCIOLOGIA 3º ANO JOAQUIM BASTOS

Movimento social pode ser definido como um grupo que age continuamente com objetivo de promover ou resistir a algum tipo de mudança na sociedade. A História esta cheia de exemplos de movimentos sociais, como foi o da luta das mulheres no século XX, primeiro para terem direito ao voto, depois para conquistar o acesso ao mercado de trabalho, e, ainda hoje, para terem os mesmos salários e condições de trabalho dos homens.
Outro caso histórico de movimento social ocorreu na Europa, após a Revolução Industrial, quando patrões inescrupulosos exigiam dos operários uma jornada de trabalho que chegava a 14 horas diárias, com um salário que mal dava para comprar alimentos. Foi necessária muita luta e organização da classe trabalhadora para que a relação entre capital e trabalho chegasse ao estágio atual. É importante enfatizar que um movimento social não é a mesma coisa que uma instituição, uma vez que as instituições são estáveis e duráveis e os movimentos sociais são instáveis e com o tempo de duração incerto, como foi o caso do movimento social denominado: Diretas Já, que pedia eleição direta para presidente do Brasil no fim da última ditadura.

Características dos movimentos sociais 
Todo movimento social apresenta, no mínimo, três características básicas:
a.       Objetivo
b.       Programa que estabeleça como atingir objetivos
c.        Ideologia

Tipos de movimentos sociais

1.     Expressivo> pessoas submetidas a uma realidade difícil e que ao invés de tentar mudar essa realidade procuram mudar a si mesmas. O que o movimento expressivo quer é ajudar as pessoas, confortando as e fornecendo um novo sentido para suas vidas. O movimento dos Álcoólicos Anônimos é um exemplo característico, uma vez que tal organização não tem como meta nenhuma mudança na estrutura da sociedade e sim tentar fazer com que seus membros se livrem do vício. Os movimentos de forte conotação religiosa ou messiânicos podem ser enquadrados nesse gênero.
2.     Reacionário> qualquer movimento que, não admitindo as mudanças feitas na sociedade, procura voltar às condições anteriores. Suponhamos que no futuro o governo brasileiro resolva fazer uma profunda reforma agrária e essa política desagrade os grandes proprietários de terra. Se estes resolverem criar uma organização que combata as novas condições ditadas pela reforma, então teremos um exemplo de movimento reacionário. Se por outro lado, os proprietários se juntarem em uma organização de cunho religioso, que irá confortá-los contra as injustiças humanas e prometer, que em uma nova vida, eles terão propriedades ainda maiores do que as que tinham, nesse caso, teremos um movimento expressivo.
3.     Progressista> é um movimento que, sem usar a violência nem a revolução, procura introduzir alterações nas instituições e organizações. A luta ao longo dos anos pela melhoria da educação, saúde e melhores condições de vida dos mais pobres são exemplos de movimento progressista. Exemplos: o movimento sindicalista ao longo de sua história, lutando pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores.
4.     Reformista> é aquele que tenta modificar alguns aspectos sociais sem transformar toda a sociedade. A estratégia é procurar mudar a sociedade aos poucos, acumulando pequenas vitórias e preparando o terreno para as próximas reivindicações do movimento. O feminismo é um exemplo.
5.     Revolucionário> movimento que, de uma forma rápida e drástica, geralmente com uso da violência, luta para mudar o cenário político, econômico e social existente. Exemplos:  a revolução francesa, a revolução russa, o MST (movimento dos sem terra): no passado defendia apenas a reforma agrária; hoje, defende a tomada do poder e a instalação de uma ditadura comunista.
6.     Migratório> pessoas que optam por deixar sua região e tentar a vida em outro lugar.
7.     Utópico> movimento através do qual pessoas procuraram criar uma realidade social que só pode ser vivenciada por um grupo relativamente pequeno. As comunidades rurais alternativas são exemplos, seus participantes chegaram à conclusão de que a luta para modificar a sociedade convencional é pura perca de tempo e que a saída é formar uma nova comunidade. Alguns enxergam como forma de fuga. Exemplo: hippies.

Ciclo de vida dos movimentos

Movimentos Sociais apresentam aspectos que os diferenciam uns dos outros, Porém, todo movimento social tem em comum o fato de passar por quatro estágios:

a.       Inquietação> fase de insatisfação, exploração e injustiças constantes. Apesar da insatisfação, nessa fase, o grupo explorado ainda não sabe o que deve ser feito.
b.       Excitamento> Nesta fase, os envolvidos identificam a causa do seu sofrimento; começam a surgir lideranças que mobilizam o grupo em prol da luta. É a fase de agitação, onde os líderes passam a ser vistos como seus guias. É uma fase mais emocional do que racional.
c.        Formalização> Nesta fase, o grupo percebe que não conseguirá nada sem coordenar um conjunto de ações concretas em busca dos objetivos. É a fase mais racional do que emocional, pois é preciso organizar e coordenar as ações e administrar os conflitos internos.
d.       Institucionalização> é a fase culminante de qualquer movimento social vitorioso. Esta fase geralmente só ocorre após algum tempo de luta, onde o movimento passa a ser conhecido e reconhecido por toda ou por uma parcela da sociedade (dependendo do objetivo do movimento) simpática à sua causa. Em alguns casos, alguns políticos juntam-se à causa e o próprio governo cria comissões ou órgãos encarregados de administrar a questão. Em muitos casos, os líderes do movimento o usam com fins eleitoreiros, para iniciarem sua carreira política, tornando-se vereadores, deputados, ministros, governantes, etc.

Pré condições de existência de um Movimento Social

Descontentamento Social> se as pessoas estão felizes e satisfeitas com as condições sociais ninguém irá convencê-las a participar de qualquer movimento que resulte de mudanças dessas condições. Os movimentos sociais exigem uma massa de insatisfeitos, injustiçados, que estejam dispostos a lutar pela melhoria de suas vidas.
Bloqueio Estrutural> vamos supor que os policiais de uma determinado estado estejam insatisfeitos com o salário que recebem. Na assembleia, alguns propõem greve para pressionar o governo a dar aumento, porém a maioria da liderança argumenta que a greve provocaria um estado calamitoso de insegurança em toda a população e este não é o objetivo do movimento. Como resultado, a assembleia resolve formar uma comissão para negociar com o governo, contudo, o governo se nega a negociar com os policiais, argumentando que o estatuto da categoria proíbe movimentos reivindicatórios e  ameaça a liderança com demissão. A greve acontece e a população acaba sofrendo as consequências. Neste caso, a incapacidade do governo em negociar representou um bloqueio estrutural, que á a falta de canais que possibilitem a resolução dos problemas.
Contato> os descontentes, agindo de forma isolada, não conseguirão formar um movimento social. É necessário haver reuniões, interação e encontros para viabilizar qualquer ação.
Eficácia> pessoas só participarão de um movimento se perceberem que o esforço empregado será compensado. Líderes trabalhistas dificilmente conseguirão apoio para uma greve que reivindique 1% de aumento – os trabalhadores perceberiam que o risco de terem o ponto cortado ou mesmo de serem demitidos é muito alto para um aumento tão pequeno.
Ideologia> é necessário que um conjunto de ideias justifique as mudanças que o movimento social pretende implantar na sociedade. É o conjunto de ideias utilizadas para fundamentar qualquer tipo de movimento social. Não existe movimento social sem ideologia. Há diversos tipos de ideologia: religiosa, liberal, comunista, anarquista, partidária, etc.

Fontes:
Dicionário de Sociologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_social
Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF
Centro de Ensino Médio do Paranoá

QUESTIONÁRIO:

1- Ao longo da história da sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo um conjunto de práticas democráticas, através dos sindicatos, escolas,  comunidades, grupos organizados, etc. Estas práticas incluem passeatas, protestos, greves, confrontos violentos, revoltas e revoluções.
Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque:
a)  determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.
b)  aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
c) pressionam o Estado para o atendimento das demandas (necessidades) da sociedade.
d) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
e)  propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

2- O movimento ocorrido em 1984, chamado “Diretas Já” pode ser classificado como:
a) movimento político-partidário. 
b) movimento social
c) movimento dos partidos ligados à ditadura militar
d) movimento capitaneado pela mídia contra a ditadura militar
e) N.D.R.

3 – As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, em sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e desamparo social, sofrendo com os problemas da falta de terra e de acesso aos babaçuais. Unidas, elas lutam através do movimento de resistência pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais e pela autonomia do processo produtivo. A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da 
A) constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios. 
B) falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. 
C) escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos. 
D) progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do Meio- -Norte brasileiro. 
E) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades.

4 - Sobre os Movimentos Sociais é correto afirmar que: 
a) São ações de determinados grupos sociais, com objetivos de mudanças sociais, radicais ou reformistas.
b) São organizações clandestinas que lutam por uma revolução mundial. 
c) Os movimentos sociais são ações coletivas ligadas apenas a questões econômicas. 
d) São mobilizações feitas em todo o mundo, com objetivo de mudar os padrões sociais e estéticos do planeta. 
e) Todas as alternativas estão corretas.

5 – A instituição conhecida como A.A. (Alcoólicos Anônimos) é uma organização que não tem como meta nenhuma mudança na estrutura da sociedade, mas, por outro lado, luta para levar seus membros a se livrarem do vício do alcoolismo, vício que possui um histórico de destruição de lares, de famílias, da saúde e da vida profissional, levando muitos à miséria e à morte. O A.A. é considerado um exemplo de movimento específico, o qual contribui para a melhoria da sociedade. A respeito desse movimento e de sua relação com os movimentos sociais, assinale a alternativa correta:
a) o A.A. não é um movimento social, é apenas um tipo de ajuda individual voluntária.
b) o A.A. é um movimento social, pois é constituído por diversos membros da sociedade que lutam para ajudar outros.
c) o A.A. não é um movimento social, pois não está vinculado a nenhum partido político.
d) o A.A. não é um movimento social, pois não está vinculado a nenhuma religião.
e) N.D.R.

6 – Assinale a alternativa correta em relação à definição de um Movimento Social reacionário:
a - um grupo que não admite mudanças e age com objetivo de impedi-las.
b - um grupo que age continuamente com objetivo de promover mudanças na sociedade.
c – Um grupo que defende causas ambientalistas.
d – Um grupo que defende causas operárias
e – Um grupo que defende mudanças econômicas.

7 – Sobre o movimento social progressista, assinale a alternativa correta:
a – é um movimento que defende o progresso através da ciência.
b – é um movimento que defende a ordem e o progresso
c - é um movimento que, sem usar a violência nem a revolução, luta para melhorar a qualidade de vida da população.
d – é um movimento que defende inclusive o uso da violência para que sejam introduzidas as necessárias melhorias na qualidade de vida da população.




8 – Sobre o movimento social revolucionário, assinale a alternativa correta:
a – movimento que, de uma forma rápida e drástica, geralmente com uso da violência, luta para mudar o cenário político, econômico e social existente.
b - movimento que, de uma forma lenta e constante, sem uso da violência, luta para mudar o cenário político, econômico e social existente.
c – movimento que defende uma revolução na educação, saúde e segurança de um país como únicos caminhos para o desenvolvimento.
d – movimento que defende uma revolução no modelo econômico, através do fim das barreiras alfandegárias.
e – N.D.R.

9 – Sobre o movimento social utópico, assinale a alternativa correta:
a – é um movimento direcionado para a criação de 

Um comentário: