segunda-feira, 13 de junho de 2016

8° Ano: Geografia Revisão para a prova de junho


01. O mais importante setor industrial mexicano é:
a) o petroquímico
b) a exploração carbonífera
c) o de alimentos
d) o extrativismo vegetal.

02.
O México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal. É o quinto maior pais das Américas em extensão. O México, dentro dos critérios de regionalização físicos e socioeconômicos está localizado:
a) na América do Norte e na América Latina.
b) na América do Sul e na América Anglo-Saxônica.
c) na América Central e na América Latina.
d) na América do Norte e na América Anglo-Saxônica.

03. sobre a América Latina, é correto afirmar que:
A) Compreende o Canadá, os Estados Unidos e o México.
b) Inclui todos países do continente tido como subdesenvolvidos e onde em geral predominam a língua espanhola e portuguesa, línguas originadas do latim.
c) Abrange os Estados Unidos e o Canadá, países desenvolvidos onde predomina o inglês, uma lígua de origem anglo-saxônica;
d) Onde se localizam países como Panamá, Guatemala, Cuba, Haiti, Nicarágua, etc.

04- A América Latina é Formada por um conjunto de países muito diferentes entre si. Dois elementos dão certo sentido a esse conjunto. Quais são eles?
a) A formação industrial e o crescimento da agricultura.
b) O processo de introdução da cultura européia e a implantação da língua inglesa;
c) A dependência do subdesenvolvimento sobre o desenvolvimento e a industrialização;
d) A formação histórica e a atual situação de dependência e subdesenvolvimento.

05- Os três países mais industrializados da América Latina são:
a) Brasil, Venezuela e Colômbia;
b) Venezuela, Bolívia e Equador;
a) Brasil, Argentina e México;
d) Argentina, Uruguai e Brasil.
06- O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão, assinale a alternativa correta:
a) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos (majoritariamente localizados no Sul) e os países pobres (majoritariamente localizados no Norte).
b) O norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados.
c) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo dos países do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul.
d) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.

07- Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), vários povos tomaram consciência do grande desnível econômico, social, político, científico e tecnológico existente entre os países do mundo. Um grupo era formado por países ou nações fortes, outro grupo era formado por nações fracas economicamente. Para diferenciar esses dois conjuntos de países, na década de 1950 foram introduzidas as expressões:
a) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;
c) países do centro e países periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.

08- No decorrer das décadas de 1960, 1970 e 1980, tornou-se comum a divisão ou regionalização com base no desenvolvimento econômico e na organização socioeconômica dos países. A partir desse critério, o mundo foi dividido de 1952 a 1991 em:
a) países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;
c) países do centro e países periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.

09- Os países subdesenvolvidos estão à margem do sistema capitalista, na condição de fornecedores de matérias-primas e mão de obra baratas, por isso eles também são chamados de países:
a) centrais     b) periféricos     c) primeiro mundo     d) do Norte

10- O socialismo quase desapareceu (com exceção de Cuba e Coreia do Norte), por isso não tem mais sentido a regionalização ou divisão do mundo em:
a) países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;
c) países do centro e países periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.

11- Durante a década de 1980, a imprensa e os meios diplomáticos passaram a utilizar as expressões_______e ________ para referir-se aos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Essas expressões têm como base a posição geográfica dos países, embora não em relação à linha equatorial.
a) países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;
c) países do centro e países periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.

12- Até o final da Segunda Guerra Mundial não se falava em dois mundos, o desenvolvido e o subdesenvolvido. Por quê?
a) Em grande parte os atuais países pobres, eram colônias das potencias européias. Como as metrópoles diziam estar “civilizando” ou “modernizando” as suas colônias, logicamente não admitiam o uso do termo subdesenvolvimento.
b) Devido às pessoas dos países onde o termo era aplicado sentiam-se humilhados com a alcunha preconceituosa;
c) Porque era o caminho para aumentar a desigualdade nas frágeis colônias que já passavam por um processo tão delicado;
d) Todas as alternativas estão corretas.

13- O termo subdesenvolvimento se popularizou somente após a Segunda Guerra Mundial por causa:
a) da colonização;
b) da centralização;
c) da descolonização;
d) do eufemismo.

14- A palavra eufemismo é o mesmo que:
a) país em desenvolvimento;
b) país abaixo da linha da pobreza;
c) país desenvolvido;
d) país acima da linha da pobreza.

15- Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são respectivamente:
a) Estados Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil, Austrália e Japão
c) Níger, Finlândia e Alemanha
d) Noruega, Austrália e Islândia

16- O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

17- Além da renda per capita do país, quais são os outros critérios levados em conta na avaliação do IDH?
a) Mortalidade infantil, número de hospitais e número de analfabetos.
b) Criminalidade, número de crianças matriculadas em escolas e acesso à energia elétrica.
c) Número de casas com esgoto, número de analfabetos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
d) Expectativa de vida, média de escolaridade dos adultos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.

18- Qual país obteve a melhor classificação no IDH em 2010?
a) Noruega.
b) Suécia.
c) Alemanha.
d) Suíça.

19- O IDH é usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento de um país. Ele combina a renda per capita do país e indicadores em saúde e educação. Faça o simulado e saiba tudo sobre o IDH. Qual é a classificação do Brasil no IDH?
a) Muito alto desenvolvimento humano.
b) Alto desenvolvimento humano.
c) Médio desenvolvimento humano.
d) Baixo desenvolvimento humano.

20- Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a esperança de vida do brasileiro aumentou cerca de 18 anos nas últimas quatro décadas. Aponte a alternativa que não traz uma das causas para esse aumento.
a) Campanhas de vacinação.
b) Maior acesso a serviços de saúde.
c) Melhora na educação.
d) Penas mais duras para crimes graves.






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