quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CONTEÚDO PARA A PROVA DE HISTÓRIA 9º ANO BETÂNIA

1- A Segunda Guerra Mundial e as transformações subseqüentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Eurico Gaspar Dutra expressava: alinhamento à política norte-americana.

2- O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:  a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

3- O capitalismo, com base na transformação técnica, atinge seu processo específico de produção, caracterizado pela produção em larga escala, onde há uma radical separação entre o trabalho e o capital. Esta afirmativa está tratando: da Revolução Industrial.

4- O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à(ao): radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista e a Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista.

5- derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à: Revolução Russa em 1917.

6- A redemocratização do Brasil, em 1945, e o fim da Segunda Guerra Mundial consolidaram uma política externa, já esboçada durante o conflito Mundial, que pode ser caracterizada pelo(a): alinhamento aos Estados Unidos e ao Bloco Capitalista no contexto da Guerra Fria.

7- O Fascismo italiano e o Nazismo alemão conquistaram o respaldo de muitos setores da população, conseguindo um financiamento junto à alta burguesia. Assim puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalação de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as propriedades." Servindo de exemplo a muitos países também atingidos pelos efeitos da Grande Depressão, o totalitarismo reforçou o desenvolvimento armamentista, preparando o terreno para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

8- O Plano Marshall, aplicado pelo governo norte-americano após a Segunda Guerra Mundial, visava à:  recuperação econômica da Europa para neutralizar o expansionismo soviético.

9- Sobre fatos antecedentes à Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta.
a) Os E.U.A. cortaram o envio de ferro, aço, petróleo e borracha e bloquearam capitais japoneses na América do Norte por causa da invasão da Manchúria pelo Japão.
b) Passando por cima das disposições dos tratados do pós-guerra, em 1938, Hitler, com o apoio de fascistas austríacos, ordenou a ocupação da Áustria.
c) Em 1936, um grupo de generais, chefiados por Franco, iniciou uma revolta contra o governo de esquerda, legalmente constituído, na Espanha.
d) A euforia econômica decorrente da valorização da Bolsa de Nova Iorque em 1929 favoreceu a recuperação econômica e a consolidação das democracias na Europa.
e) Em 1939, Stálin conseguiu se aproximar da Alemanha através do Pacto Germano-Soviético, negociado por Ribbentrop e Molotov.                         resposta:[D]

10- Conseqüências imediatas da Segunda Guerra Mundial, exceto:  reunificação da Alemanha


11- Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi governado por: Getúlio Vargas

12- Após a Segunda Guerra Mundial, a URSS estruturou um plano de cooperação política com os países do bloco oriental, criado, em 1947: o Kominform

13- Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial:
A vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola barrando o avanço do fascismo na Espanha.

14- O envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a seguir dos países aliados, guarda relação com questões internas como a(o):
apoio dos Estados Unidos ao projeto de industrialização, simbolizado na construção da usina de Volta Redonda.

15- Ao final da Segunda Guerra Mundial, a ruptura do acordo que unira os aliados vitoriosos gerou um ordenamento político internacional baseado na bipolaridade. Nesse contexto, crises políticas e tensões sociais desencadearam um processo de construção do socialismo em diversos países. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a construção do socialismo no mundo do pós-guerra: Na Tchecoslováquia (1946), o socialismo reformista, baseado na descentralização e liberalização do sistema frente ao modelo stalinista, retomado na política de Brejnev, foi interrompido pela repressão russa, encerrando a "Primavera de Praga".

16- Assinale a linha de tempo que contém a seqüência cronológica correta em relação à Segunda Guerra Mundial: Invasão da Polônia ë Operação "Barbarrosa" ë Batalha de Stalingrado ë "Dia D" ë Julgamento de Nüremberg

17- Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica internacional que expressou o(a):
conflito político e ideológico entre a União Soviética e os Estados Unidos.

18- A ocupação da Polônia marca o início da Segunda Guerra Mundial. A tentativa de manter a paz a qualquer custo, como foi feito em Munique, se revelou impossível. Hitler não se dava por satisfeito com a reconquista do "espaço vital", queria mais e mais. Sobre a Segunda Guerra, é correto afirmar: A partir da declaração de guerra, feita por Inglaterra e França contra a Alemanha, outros países foram entrando no conflito, de ambos os lados. A cada novo beligerante, a relação de forças se alterava, e a guerra entrava em uma nova fase. Inicialmente uma guerra européia, estendeu-se paulatinamente à Ásia e a África.



19- O dia 12 de setembro de 1990 marcou o fim da Segunda Guerra Mundial: a Alemanha, vencida há quarenta e cinco anos, dividida e colocada sob a tutela de seus vencedores, encontrou através de sua unificação a sua soberania plena e completa. A última unidade alemã tinha sido proclamada em 1871, na galeria dos espelhos do palácio de Versalhes, depois de uma guerra vitoriosa contra a França. ("Adaptado de Le Monde", 13/09/90) As conjunturas históricas indicadas no texto acima representam aspectos diferenciados. Os dois momentos de unificação, no entanto, transformaram a Alemanha em: uma potência central, com um papel decisivo no equilíbrio de poder europeu

20- Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS. (HOBSBAWM, Eric J. " Era dos Extremos". São Paulo: Cia das Letras, 1996) O período citado no texto e conhecido por " Guerra Fria" pode ser definido como aquele momento histórico em que houve constante confronto das duas superpotências que emergiam da Segunda Guerra Mundial.

21- As Unificações Italiana e Alemã alteraram profundamente o quadro político da Europa na Século XIX, rearticulando um equilíbrio de forças que resultaria na Primeira Guerra Mundial.

22- A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MUNIQUE, em 1938, às vésperas da Segunda Grande Guerra Mundial, corresponde ao ponto mais alto da política de "apaziguamento", levada a efeito pela Inglaterra e pela França, quando estas mais cederam diplomaticamente. A principal decisão da Conferência consistiu em
a) reconhecer o direito alemão à posse dos Sudetos, que deveriam ser entregues pela Tchecoslováquia.

23- O Plano Marshall, organizado pelos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, visava a: recuperar economicamente os países devastados pela guerra.

24- Sobre o período compreendido entre a primeira e segunda guerra mundial assinale a alternativa correta. Apesar da vitória alcançada na Primeira Guerra, os países em que as democracias liberais dominavam não conseguiram evitar a crise generalizada diante da desorganização econômica européia.

25- "[...] Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos[...]" (LEVI, Primo. "Os afogados e os sobreviventes". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 71 e 72) O texto acima refere-se: ao chamado holocausto do povo judeu.

26- ROSA DE HIROSHIMA Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima (...) A anti-rosa atômica. (Vinícius de Moraes) Vinícius de Moraes, no poema acima, fala-nos do horror da bomba atômica jogada sobre Hiroshima em 1945, um dos marcos mais trágicos da Segunda Guerra Mundial. Um desdobramento político do pós-guerra está caracterizado em: constituição de uma nova ordem mundial, contribuindo para a intensificação dos conflitos

27- O ataque à base naval de Pearl Harbor tornou-se um dos acontecimentos decisivos para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Esse ataque criou condições favoráveis para os aliados na luta contra as forças nazi-fascistas, pois foi um fato histórico decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra.

28- Em maio de 1945 ocorreu o final da Segunda Guerra Mundial na Europa. Dos países que sofreram invasão dos exércitos nazistas, o que apresentou maior número de vítimas foi: Rússia 


29 -pergunta:A Segunda Guerra Mundial teve como conseqüências: alteração do poder político mundial e formulação da Doutrina Trumam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário