sexta-feira, 14 de junho de 2013

REVISÃO DE GEOGRAFIA 9º ANO BETÂNIA

(FUVEST) Em relação à vida econômica da antiga União Soviética podemos afirmar:
a) os recursos naturais, os transportes, as indústrias de base e o comércio exterior sofrem rígido controle estatal, enquanto a atividade agrícola e as demais indústrias permanecem entregues à iniciativa privada.
b) a retenção das águas pelo congelamento hibernal e seu posterior escoamento beneficiam a produção de energia hidrelétrica e a navegação fluvial.
c) participavam do COMECON (Conselho para a Assistência Econômica Mútua) órgãos coordenadores do desenvolvimento econômico em geral, juntamente com outras nações socialistas.
d) as atividades econômicas estão mais concentradas na porção central e oriental, como consequência do esforço de descentralização após a Segunda Guerra Mundial.
e) o valor da produção agrícola é superior ao da industrial, justificando o grande empenho no desenvolvimento das indústrias de base.


A CEI é um bloco integrado pela Rússia e as antigas nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No entanto, três países da extinta URSS optaram por não integrar a CEI. Marque a alternativa que indica essas três nações.
a) Letônia, Lituânia e Estônia
b) Ucrânia, Rússia e Azerbaijão
c) Bielorrússia, Cazaquistão e Geórgia
d) Armênia, Rússia e Uzbequistão
e) Romênia, Bulgária e Hungria


Analise as afirmativas sobre as características da CEI e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I – A CEI é um bloco formado em consequência da desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visto que os novos países tinham vários laços econômicos e militares uns com os outros.
II – Os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), apesar de terem sido anexados à União Soviética em 1940, nunca fizeram parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após obterem a independência.

III – Com a fragmentação da União Soviética, vários problemas persistiram nos novos países, além do surgimento de outros. Os principais são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas.

Portanto, as afirmativas corretas são:
a) Todas as alternativas
b) Alternativas I e II
c) Alternativas I e III
d) Alternativas II e III
e) Somente a alternativa I


Com aproximadamente 174 milhões de habitantes, a CEI possui população expressiva. No entanto, alguns países apresentam grande contingente populacional enquanto outros são pouco habitados. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso da CEI.
a) Estônia
b) Ucrânia
c) Bielorrússia
d) Rússia
e) Armênia

 1- (FUVEST) Em relação à vida econômica da antiga União Soviética podemos afirmar:
a) os recursos naturais, os transportes, as indústrias de base e o comércio exterior sofrem rígido controle estatal, enquanto a atividade agrícola e as demais indústrias permanecem entregues à iniciativa privada.                                                                     b) a retenção das águas pelo congelamento hibernal e seu posterior escoamento beneficiam a produção de energia hidrelétrica e a navegação fluvial.                                                                          c) participavam do COMECON (Conselho para a Assistência Econômica Mútua) órgãos coordenadores do desenvolvimento econômico em geral, juntamente com outras nações socialistas.                                                                                     d) as atividades econômicas estão mais concentradas na porção central e oriental, como consequência do esforço de descentralização após a Segunda Guerra Mundial.

2- A CEI é um bloco integrado pela Rússia e as antigas nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No entanto, três países da extinta URSS optaram por não integrar a CEI. Marque a alternativa que indica essas três nações.                   a) Letônia, Lituânia e Estônia;     b) Ucrânia, Rússia e Azerbaijão                                            c) Bielorrússia, Cazaquistão e Geórgia;    d) Armênia, Rússia

3- Analise as afirmativas sobre as características da CEI e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.                                                                                          I – A CEI é um bloco formado em consequência da desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visto que os novos países tinham vários laços econômicos e militares uns com os outros.                                                                                        II – Os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), apesar de terem sido anexados à União Soviética em 1940, nunca fizeram parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após obterem a independência.

III – Com a fragmentação da União Soviética, vários problemas persistiram nos novos países, além do surgimento de outros. Os principais são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas.                         Portanto, as afirmativas corretas são:                                                                                                                                  a) Todas as alternativas                   b) Alternativas I e II                                                   c) Alternativas I e III                      d) Alternativas II e III

4- Com aproximadamente 174 milhões de habitantes, a CEI possui população expressiva. No entanto, alguns países apresentam grande contingente populacional enquanto outros são pouco habitados. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso da CEI.                                                                                                       a) Estônia                          b) Ucrânia                                                                                 c) Bielorrússia                   d) Rússia

06. (MACK) Um sistema de canais para comunicação, denominado "Sistema dos Cinco Mares", foi construído na Ex-URSS, aproveitando os grandes rios Volga e Don, formando grandes lagos artificiais, que coloca em interligação os mares:
a) Cáspio, Negro, Egeu, Jônio e Tirreno;
b) Branco, Báltico, Cáspio, Azof e Negro;
c) Norte, Branco, Báltico, Azof e Adriático;
d) Báltico, Adriático, Cáspio, Negro e Norte;                

 07. (PUC - RJ) O homem, mesmo com todo o aparato científico do fim do século, ainda conhece pouco as questões de equilíbrio ambiental e as controla ainda menos. Se, na África, cientistas afirmam que o Saara reduziu de tamanho, na Ásia Central aumenta o secamento da:
 a) Sibéria Oriental
b) bacia do Mar de Aral
c) bacia do Rio Obi
d) região das estepes em torno do Mar Negro              

 08. (UnB)
I.   Existiam dois tipos de estabelecimentos rurais na ex-União Soviética: as fazendas cooperativas
(kolkhozes) e as fazendas estatais (sovkhozes).
II.  A maior parte da ex-URSS fica em latitudes muito elevadas: metade de seu território encontra-se ao
norte do Círculo Polar Ártico.
III. O Cáucaso é uma região que se industrializa graças às jazidas de petróleo, carvão e manganês.
Estão corretas:
a) todas                   b) nenhuma
c) apenas I              d) apenas I e III

09. A ex-URSS apresenta em seu território alguns problemas. São dificuldades encontradas neste país, exceto:
a) saídas fáceis para oceanos, livres do gelo durante todo o ano e próximas dos grandes centros industriais;
b) climas rigorosos (sobretudo no inverno) em larga parte do território;
c) grandes montanhas na fronteira meridional;
d) presença de áreas áridas;                                          
                                                                                                                                    10. Dentre as características do desenvolvimento industrial da ex-URSS, podemos destacar:                                                        
a) a inexistência de qualquer planificação;
b) o crescimento relativamente lento da produção industrial;
c) o predomínio das indústrias de equipamento;
d) o predomínio da mão-de-obra feminina.

Pergunta 11: (USP) A preocupação em isolar a França e obter o maior número possível de aliados caracterizou a política de um chefe de governo europeu no período de 1871 e 1890. Estamos no referindo a:
a) Lloyd George                            b) Bismarck
c) Guilherme II                              d) Cavour                                                   

pergunta 12: (UFRN) Em 1914, a crise balcânica atingiu um momento de grande tensão, quando a Áustria e a Sérvia entraram em atrito devido ao (à):
a) patrocínio da independência da Albânia pela Áustria, privando a Sérvia de uma saída para o mar;
b) anexação da Bósnia e Herzegovina pela Áustria;
c) tentativa da Áustria de anexar a Sérvia;
d) tentativa da Rússia de anexar a Sérvia;                                                      

pergunta 13: (OSEC) Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, porque:
a) os ingleses temiam a penetração alemã em suas colônias, como se estava verificando na Austrália;
b) os alemães receavam o poderio econômico inglês, acreditando na eliminação da rivalidade por meio de uma guerra;
c) os alemães haviam obtido o controle comercial sobre o Império Otomano;
d) a Alemanha vinha dominando grande parte dos mercados de consumo até então pertencentes à Inglaterra;                                      
pergunta 14: (USP) O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro em Sarajevo veio complicar a situação européia e ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era:
a) o Kaiser Guilherme                       b) Francisco Fernando                
c) Lloyd George                                d) Nicolau Romanov

pergunta 15: (PUC) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqüências:
a) a unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito;
b) o aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da desintegração dos Impérios Otomano, Austro-Húngaro e Russo;
c) a ampliação do território alemão, em detrimento com a Polônia;
d) a simplificação do mapa político da Eurásia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados;
e) a dominação da Alemanha pelas forças de ocupação aliadas.


pergunta 16: (OSEC) Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914 - 1918:
a) Franklin Roosevelt                             b) Churchill
c) Wilson                                                d) Theodore Roosevelt

pergunta 17: Qual dos fatores abaixo NÃO está ligado à I Guerra Mundial enquanto causa?
a) O Tratado de Frankfurt.
b) A crescente procura de mercados e matérias-primas.
c) A política agressiva de Bismarck.
d) A Crise Balcânica.                                                                                          

pergunta 18: Qual o acontecimento que em 1871 veio alterar o equilíbrio europeu?
a) A unificação da Alemanha.        
b) A derrota da França na Guerra Franco-Prussiana.
c) O início da industrialização da Rússia.
d) A dissolução da "Liga dos Três Imperadores".                                       

pergunta 19: Em todos os sistemas de alianças formados por Bismarck, qual o país que foi sistematicamente excluído?
a) Áustria
b) Rússia
c) França
d) Itália
                                                                                                                                            pergunta 20: Qual dos países abaixo NÃO esta alinhado com as chamadas "Potências Centrais" durante a I Grande Guerra?
a) Turquia
b) Bulgária
c) Sérvia
d) Alemanha

pergunta 21:A tabela a seguir mostra a produção de aço, em milhões de toneladas, dos oito maiores produtores mundiais, em 1991.
(imagem abaixo)

A propósito dos países que figuram nessa lista, pode-se afirmar que:
a) todos são possuidores de grandes jazidas de minerais ferrosos.
b) apenas os dois últimos são também grandes exportadores de minerais ferrosos.
c) apenas os dois primeiros não são detentores de grandes reservas de minerais ferrosos.
d) apenas a ex-URSS, a Rep. Pop. da China e o Brasil estão entre os grandes produtores mundiais de minerais ferrosos.


pergunta 22:Os anos 90, em seu período inicial, têm sido marcados por uma situação econômica desfavorável em nível mundial.
Em relação a essa situação, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO
a) A Alemanha e o Japão, duas grandes potências, sofreram uma retração econômica no período indicado.
b) A recuperação, em nível mundial, está sendo comprometida pelas economias da América Latina e do Leste Asiático.
c) A retomada do crescimento que se esboça está desvinculada da melhoria do padrão de vida da população em geral.
d) A situação de recessão econômica atingiu de forma indiscriminada países pobres e ricos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário