01. O mais importante setor industrial mexicano é:
a) o
petroquímico
b) a exploração carbonífera
c) o de alimentos
d) o extrativismo vegetal.
b) a exploração carbonífera
c) o de alimentos
d) o extrativismo vegetal.
02. O México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal. É o quinto maior pais das Américas em extensão. O México, dentro dos critérios de regionalização físicos e socioeconômicos está localizado:
a) na América do Norte e na
América Latina.
b) na América do Sul e na América Anglo-Saxônica.
c) na América Central e na América Latina.
d) na América do Norte e na América Anglo-Saxônica.
03. sobre a América Latina, é
correto afirmar que:
A) Compreende o Canadá, os Estados Unidos e o México.
b) Inclui todos países do continente tido como subdesenvolvidos e onde
em geral predominam a língua espanhola e portuguesa, línguas originadas do
latim.
c) Abrange os Estados Unidos e o Canadá, países desenvolvidos onde
predomina o inglês, uma lígua de origem anglo-saxônica;
d) Onde se localizam países como Panamá, Guatemala, Cuba, Haiti,
Nicarágua, etc.
04- A América Latina é Formada
por um conjunto de países muito diferentes entre si. Dois elementos dão certo
sentido a esse conjunto. Quais são eles?
a) A formação industrial e o crescimento da agricultura.
b) O processo de introdução da cultura européia e a implantação da
língua inglesa;
c) A dependência do subdesenvolvimento sobre o desenvolvimento e a
industrialização;
d) A formação histórica e a atual situação de dependência e
subdesenvolvimento.
05- Os três países mais
industrializados da América Latina são:
a) Brasil, Venezuela e Colômbia;
b) Venezuela, Bolívia e Equador;
a) Brasil, Argentina e México;
d) Argentina, Uruguai e Brasil.
06- O
mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa
divisão, assinale a alternativa correta:
a) A
divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois hemisférios, mas em
ordenar a diferenciação entre os países ricos (majoritariamente localizados no
Sul) e os países pobres (majoritariamente localizados no Norte).
b) O
norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos
países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são
mais acentuados.
c) A
inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo dos países do Norte é errônea,
uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul.
d) A
desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte
detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.
07- Com o fim da Segunda Guerra
Mundial (1939-1945), vários povos tomaram consciência do grande desnível
econômico, social, político, científico e tecnológico existente entre os países
do mundo. Um grupo era formado por países ou nações fortes, outro grupo era
formado por nações fracas economicamente. Para diferenciar esses dois conjuntos
de países, na década de 1950 foram introduzidas as expressões:
a) países desenvolvidos e países
subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e
terceiro mundo;
c) países do centro e países
periféricos;
d) países do Norte e países do
Sul.
08- No decorrer das décadas de
1960, 1970 e 1980, tornou-se comum a divisão ou regionalização com base no
desenvolvimento econômico e na organização socioeconômica dos países. A partir
desse critério, o mundo foi dividido de 1952 a 1991 em:
a) países desenvolvidos e
subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e
terceiro mundo;
c) países do centro e países
periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.
09- Os países subdesenvolvidos estão
à margem do sistema capitalista, na condição de fornecedores de matérias-primas
e mão de obra baratas, por isso eles também são chamados de países:
a)
centrais b) periféricos c)
primeiro mundo d) do Norte
10- O socialismo quase desapareceu
(com exceção de Cuba e Coreia do Norte), por isso não tem mais sentido a
regionalização ou divisão do mundo em:
a) países desenvolvidos e
subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e
terceiro mundo;
c) países do centro e países
periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.
11- Durante a década de 1980, a
imprensa e os meios diplomáticos passaram a utilizar as expressões_______e
________ para referir-se aos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Essas
expressões têm como base a posição geográfica dos países, embora não em relação
à linha equatorial.
a) países desenvolvidos e
subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e
terceiro mundo;
c) países do centro e países
periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.
12- Até o final da Segunda Guerra Mundial não se falava em
dois mundos, o desenvolvido e o subdesenvolvido. Por quê?
a) Em
grande parte os atuais países pobres, eram colônias das potencias européias.
Como as metrópoles diziam estar “civilizando” ou “modernizando” as suas
colônias, logicamente não admitiam o uso do termo subdesenvolvimento.
b)
Devido às pessoas dos países onde o termo era aplicado sentiam-se humilhados com
a alcunha preconceituosa;
c)
Porque era o caminho para aumentar a desigualdade nas frágeis colônias que já
passavam por um processo tão delicado;
d)
Todas as alternativas estão corretas.
13- O termo subdesenvolvimento se popularizou somente após
a Segunda Guerra Mundial por causa:
a)
da colonização;
b)
da centralização;
c) da
descolonização;
d)
do eufemismo.
14- A palavra eufemismo é o mesmo que:
a) país
em desenvolvimento;
b)
país abaixo da linha da pobreza;
c)
país desenvolvido;
d)
país acima da linha da pobreza.
15- Os três países que apresentam as melhores médias de
Índice de Desenvolvimento Humano são respectivamente:
a)
Estados Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil, Austrália e Japão
b) Brasil, Austrália e Japão
c)
Níger, Finlândia e Alemanha
d)
Noruega, Austrália e Islândia
16- O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado
considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per
capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a
1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida.
Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de
uma população por relacionar fenômenos independentes.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades
sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento
social.
III. Trata-se de um índice que oculta a existência de
políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível
de escolaridade.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças
interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.
Assinale a alternativa correta:
a)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
17- Além da
renda per capita do país, quais são os outros critérios levados em conta na
avaliação do IDH?
a)
Mortalidade infantil, número de hospitais e número de analfabetos.
b)
Criminalidade, número de crianças matriculadas em escolas e acesso à energia
elétrica.
c) Número de
casas com esgoto, número de analfabetos e número de anos que se espera que as
crianças permaneçam na escola.
d) Expectativa de vida, média de escolaridade dos adultos e número de
anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
18- Qual país obteve a
melhor classificação no IDH em 2010?
a) Noruega.
b) Suécia.
c) Alemanha.
d) Suíça.
19- O IDH é usado pelo Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (Pnud) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento de
um país. Ele combina a renda per capita do país e indicadores em saúde e
educação. Faça o simulado e saiba tudo sobre o IDH. Qual é a classificação do
Brasil no IDH?
a) Muito
alto desenvolvimento humano.
b) Alto
desenvolvimento humano.
c)
Médio desenvolvimento humano.
d) Baixo
desenvolvimento humano.
20- Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), a esperança de vida do brasileiro aumentou cerca de 18 anos nas últimas
quatro décadas. Aponte a alternativa que não traz uma das causas para esse
aumento.
a) Campanhas de vacinação.
b) Maior
acesso a serviços de saúde.
c) Melhora
na educação.
d) Penas mais duras
para crimes graves.
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