sexta-feira, 14 de março de 2014

FILOSOFIA 3º ANO DA ESCOLA FLÁVIO RODRIGUES


01. A Filosofia surge na Grécia antiga possibilitada por certas condições materiais, ou seja, sociais, políticas, econômicas e históricas. Sobre tais condições que possibilitaram o surgimento da Filosofia é correto afirmar que A invenção da moeda, que permitiu uma forma de troca que não se realiza através das coisas concretas ou dos objetos concretos trocados por semelhança, mas por uma troca abstrata, uma troca feita pelo cálculo do valor semelhante das cosas diferentes, revelando uma capacidade de abstração e generalização, atributos importantes para se filosofar. 

02. Platão é apontado como o grande discípulo de Sócrates, do qual fez uma defesa pública no processo movido contra ele pela aristocracia ateniense. A obra de Platão que nos apresenta a essa situação é  Apologia de Sócrates. 

03. (Ufsj 2012) David Hume afirma que “a razão, em sentido estrito e filosófico, só pode influenciar nossa conduta de duas maneiras”, a saber “despertando uma paixão ao nos informar sobre a existência de alguma coisa que é um objeto próprio dessa paixão ou descobrindo a conexão de causas e efeitos de modo a nos dar meios de exercer uma paixão qualquer”. 

04. (Ueg 2012) David Hume nasceu na cidade de Edimburgo, em pleno Século das Luzes, denominação pela qual ficou conhecido o século XVIII. Para investigar a origem das ideias e como elas se formam, Hume parte, como a maioria dos filósofos empiristas, do cotidiano das pessoas. Do ponto de vista de um empirista,  não existem ideias inatas. 

05. (Ufsj 2012) “Algumas criaturas vivas, como as abelhas e as formigas, que vivem socialmente umas com as outras [...] tendem para o benefício comum”. 
Para Thomas Hobbes, essa tendência não ocorre entre os homens porque  estes estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade e se julgam uns mais sábios que outros para exercer o poder público, reformam e inovam, o que muitas vezes leva o país à desordem e à guerra civil. 

06. (Ufu 2012) Para bem compreender o poder político e derivá-lo de sua origem, devemos considerar em que estado todos os homens se acham naturalmente, sendo este um estado de perfeita liberdade para ordenar-lhes as ações e regular-lhes as posses e as pessoas conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei de natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem. 
LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo. São Paulo: Abril Cultural, 1978. 

A partir da leitura do texto acima e de acordo com o pensamento político do autor, assinale a alternativa correta. Segundo Locke, a origem do poder político depende do estado de natureza. 

07. (Ufsj 2012) “A honra do soberano deve ser maior do que a de qualquer um, ou a de todos os seus súditos”. 
Assinale a alternativa que apresenta a fundamentação para essa ideia preconizada por Thomas Hobbes.  “É na soberania que está a fonte da honra”. 

08. (Ufsj 2012) Ao investigar as origens das ideias, diversos filósofos fizeram interferências importantes no pensamento filosófico da humanidade. Dentre eles, destaca-se o pensamento de John Locke. Assinale a alternativa que expressa as origens das ideias para John Locke.   “Afirmo que essas duas, a saber, as coisas materiais externas, como objeto da sensação, e as operações de nossas próprias mentes, como objeto da reflexão, são, a meu ver, os únicos dados originais dos quais as ideias derivam.” 

09. (Ufsj 2012) Os termos “impressões” e “ideias”, para David Hume, são, respectivamente, por ele definidos como  “nossas percepções mais fortes, tais como nossas sensações, afetos e sentimentos; percepções mais fracas ou cópias daquelas na memória e imaginação”. 

10. Sobre o filósofo Descartes e sua Filosofia é incorreto afirmar Discurso do Método, obra de Descartes, foi descoberta somente na contemporaneidade, passando despercebida pela modernidade. 

11. O ponto de partida do questionamento da tradição filosófica em Nietzsche é sua discussão do próprio momento de surgimento da Filosofia na Grécia clássica. Recorrendo a seus conhecimentos filológicos, ele procurou subverter a imagem tradicional que temos da Filosofia surgindo na passagem do pensamento mítico para o lógico-científico. 
Tendo por base o texto acima e a Filosofia de nietzsche, marque a alternativa incorreta. Nietzsche via na maneira apolínea de ver a vida algo positivo para a humanidade, em detrimento da maneira dionisíaca de se viver. 

12. "Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo". 
A frase acima pode ser atribuída a Karl Marx, que considera a Filosofia teórica da tradição como uma simples forma de idealismo, desvinculada da realidade social concreta e, nesse sentido, inútil. 

13. Sobre o pensamento de Kant, fruto do século XVIII, é CORRETO afirmar que  sintetizou as várias orientações e movimentos do Iluminismo. 

14. A teoria do Estado Contratualista foi uma das grandes contribuições do pensamento ilustrado para a contemporaneidade, definindo aspectos da democracia ocidental. Esta teoria tem fundamento na obra de Jean-Jacques Rousseau. 
40. Sobre o chamado Racionalismo Empiricista de tendência anglo-saxônica, que marcou a filosofia produzida na Europa do século XVII, podemos considerar a  produção de nomes, como Bacon, Locke, Berkeley e Hume. 


15. A obra de René Descartes (1596-1650) foi uma das bases da filosofia moderna, constituindo-se como referência indiscutível na formação do pensamento pós-medieval. Sobre a obra cartesiana, é CORRETO afirmar que  rompeu com o aparato conceitual da escolástica medieval para edificar um sistema de pensamento próprio. 


2ª PARTE DAS ATIVIDADES

01. (UFU) De acordo com Rousseau, “A passagem do estado de natureza para o estado civil determina no homem uma mudança muito notável, substituindo na sua conduta o instinto pela justiça e dando às suas ações a moralidade que antes lhes faltava.” (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Coleção Os Pensadores. p.36.)
Sobre a passagem do estado de natureza para o estado civil, é correto afirmar que:
a) o homem mantém a liberdade natural e o direito irrestrito, e ainda ganha uma moralidade muito particular guiada pelo seu puro apetite.
b) o homem perde a liberdade natural e o direito à propriedade, mas adquire a obrigação de seguir sua própria vontade.
c) o homem perde a liberdade natural e o direito ilimitado, mas ganha a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui.

d) o homem mantém a liberdade natural e o direito ilimitado, mas abdica da liberdade civil em favor da liberdade moral.

02. (UEL) “Toda cidade [polis], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.)
De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis:
a) É instituída por uma convenção entre os homens.
b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade.
c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana.
d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota.
e) É fundada na razão, que estabelece as leis que a ordenam.

03. (UFU) Thomas Hobbes escreveu que:
“Uma lei de natureza (lex naturalis) é um preceito ou regra geral, estabelecido pela razão, mediante o qual se proíbe a um homem fazer tudo o que possa destruir sua vida ou privá-lo dos meios necessários para preservá-la, ou omitir aquilo que pense poder contribuir melhor para preservá-la”. (HOBBES, Thomas. Leviatã, São Paulo: Nova Cultural, 1988. Coleção “Os Pensadores”.p.79).
Assinale a alternativa correta.
a) A condição natural do homem é a perfeita harmonia em relação ao seu semelhante.
b) A lei primeira e fundamental da natureza é procurar a paz e segui-la.
c) No estado de natureza, os homens são governados pela razão divina.
d) No estado de natureza, o homem não tem direito a todas as coisas, por isso, ele tem segurança.

04. (UFU) De acordo com Rousseau, “A passagem do estado de natureza para o estado civil determina no homem uma mudança muito notável, substituindo na sua conduta o instinto pela justiça e dando às suas ações a moralidade que antes lhes faltava.” (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Coleção Os Pensadores. p.36.)
Sobre a passagem do estado de natureza para o estado civil, é correto afirmar que:
a) o homem mantém a liberdade natural e o direito irrestrito, e ainda ganha uma moralidade muito particular guiada pelo seu puro apetite.
b) o homem perde a liberdade natural e o direito à propriedade, mas adquire a obrigação de seguir sua própria vontade.
c) o homem perde a liberdade natural e o direito ilimitado, mas ganha a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui.
d) o homem mantém a liberdade natural e o direito ilimitado, mas abdica da liberdade civil em favor da liberdade moral.

05. “A idéia de que o Estado, a sociedade civil, precisamente enquanto contraposta ao insociável
estado de natureza, é algo construído pelo homem, uma artefato (máquina), é o fundamento
da teoria política de Hobbes.”
BOBBIO, Norberto. Thomas Hobbes. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1991, p. 33.
A partir da afirmação acima e de acordo com o pensamento de Hobbes, assinale a alternativa correta.
A) O Estado não é associado a um artefato, porque ele é construído pelos homens.
B) No fundamento da política, a condição natural e civil estão integralmente associadas.
C) O que sustenta o convívio social é construído pelo homem.
D) Na teoria política de Hobbes, o Estado está condicionado à natureza.
Leia com atenção a seguinte afirmação de Hegel.
“A filosofia começa quando um povo saiu da sua vida concreta, quando vão surgindo divisões
e diferenciações nas classes; quando o povo se aproxima do ocaso; quando vai se cavando
um abismo entre as tendências internas e a realidade externa, e as formas antiquadas da
religião etc., já não satisfazem; quando o espírito se manifesta indiferente pela sua existência
real, ou então, permanecendo nela, só experimenta insatisfação e incômodo, e a sua vida
moral se vai dissolvendo.”
HEGEL. Introdução à História da Filosofia. Trad. de Antonio Pinto de Carvalho.
Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1989. p. 120.
A Filosofia é o ponto culminante do movimento dialético que desencadeia as mudanças descritas acima. Segundo
Hegel, tal movimento é provocado:
A) pela luta de classes inspirada na teoria evolucionista natural que afirma a sobrevivência e supremacia dos indivíduos mais aptos.
B) pela consciência do indivíduo que é detentor da liberdade natural e com ela edifica o seu mundo independente do desenvolvimento das forças sociais.
C) pelo espírito do povo, que consiste no trabalho de sucessivas gerações na edificação da cultura, o que representa a maturidade de uma civilização.
D) pela força sobrenatural da providência divina que arrasta consigo os destinos dos homens e das nações para o reconhecimento de Deus na História.
06.  (UEL – 2006) “[...] é preciso que examinemos a condição natural dos homens, ou seja, um estado em que eles sejam absolutamente livres para decidir suas ações, dispor de seus bens e de suas pessoas como bem entenderem, dentro dos limites do direito natural, sem pedir autorização de nenhum outro homem nem depender de sua vontade.” (LOCKE, John.Segundo Tratado sobre o governo civil. Trad. Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 83.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o estado de natureza em Locke, é correto afirmar:
a) Os homens desconhecem a noção de justiça, pelo fato de inexistir um direito natural que assegure a idéia do “meu” e do “teu”.
b) É constituído pela inimizade, maldade, violência e destruição mútua, características inerentes ao ser humano.
c) Baseia-se em atos de agressão física, o que gera insegurança coletiva na manutenção dos direitos privados.
d) Constitui-se de uma relativa paz, que inclui a boa vontade, a preservação e a assistência mútua.

07. O livro "Tratado Sobre o Mundo", de Descartes, é:
a) Um ensaio sobre a ação metafísica no mundo.
b) Uma dissertação sobre a correlação de forças políticas de seu tempo.
c) Um estudo da natureza e do universo físico.
d) Uma monografia sobre a luta do bem contra o mal.

08. A eloqüência e acessibilidade de sua prosa inauguraram a filosofia "moderna". Trata-se de:
a) Leibiniz.
b) Descartes.
c) Spinoza.
d) Locke.

09. Kant realizou uma grande síntese da filosofia moderna, unindo com seu _____ iluminista, o empirismo _____ e o _____ cartesiano.
Qual a alternativa em que as palavras preenchem adequadamente as lacunas acima:
a) Criticismo - Humeano - Idealismo.
b) Ceticismo - Aristotélico - Cinismo.
c) Racionalismo - Platônico - Ceticismo.
d) Racionalismo - Socrático - Idealismo.

10. Teoria epistemológica que afirma a radical derivação, direta ou indireta, de todo conhecimento da experiência sensível, seja ele interna ou externa:
a) Racionalismo.
b) Iluminismo.
c) Postulado.
d) Empirismo. 
11. O projeto iluminista da modernidade consistiu exatamente em construir um novo sistema de saber:
a) Unindo em plenitude o sistema teológico e o sistema metafísico.
b) Distinto do sistema teológico, mas não do sistema metafísico.
c) Distinto do sistema metafísico, mas não do sistema teológico.
d) Distinto tanto do sistema teológico como do sistema metafísico.

12. Procedimento lógico, raciocínio, pelo qual se pode tirar de uma ou de várias proposições (premissas) uma conclusão que delas decorre por força puramente lógica:
a) Indução.
b) Hipótese.
c) Dedução.
d) Teoria. 
13. Assinale a alternativa correta:
a) Marx adota o idealismo de Hegel e seu método dialético.
b) Marx adota o idealismo de Hegel, mas contesta seu método dialético.
c) Marx contesta o idealismo de Hegel, mas mantêm seu método dialético.
d) Marx contesta o idealismo de Hegel e seu método dialético.

14. Descartes localizava a origem do erro em duas atitudes que chamou de atitudes infantis. São eles:
a) Determinação e Impulso.
b) Prevenção e Precipitação.
c) Antecipação e Decorrência.
d) Condicionamento e Ímpeto.

15. Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I. A moral racionalista foi erguida com finalidade repressora e não para garantir o exercício da liberdade.
II. A moral dos fracos é produto do ressentimento, que odeia e teme a vida, envenenando-a com a culpa e o pecado, voltando contra si mesma o ódio à vida.
Dos itens acima, pertencem ao pensamento de Nietszche:
a) Ambos.
b) Nenhum deles.
c) Apenas I.
d) Apenas II.

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