EDUCADOR GÉRSON CARLOS
CIÊNCIAS HUMANAS
quarta-feira, 19 de março de 2014
FILOSOFIA 2º ANO - ATIVIDADE VALENDO NOTA
GNOSIOLOGIA
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QUESTÃO 1
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São as duas grandes orientações da teoria do conhecimento:
a) Física e Metafísica.
b) Ação e Reação.
c) Racionalismo e Empirismo.
d) Crítica e Autocrítica.
e) Nenhuma alternativa
QUESTÃO 2
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O método filosófico que investiga os fundamentos e as condições necessárias da possibilidade do conhecimento verdadeiro, da ação ética, da criação artística e da atividade política é:
a) Método Crítico.
b) Método Reflexivo.
c) Método Descritivo.
d) Método Interpretativo.
e) Todas estão erradas
QUESTÃO 3
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Despojada do secreto, a theoría do físico transforma-se assim no objeto de um debate; ela se prepara para justificar-se; ser-lhe-á necessário prestar contas do que afirma, prestar-se à crítica e à controvérsia. VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. Cap. 7. p. 481. De acordo com o trecho acima, conclui-se que
(A) a filosofia surge, na Grécia antiga, não só independentemente das instituições da pólis, mas principalmente contrária a elas.
(B) a distinção entre pensamento mítico e pensamento filosófico é completamente insignificante, pois já os mitos de Homero e Hesíodo devem ser considerados filosóficos.
(C) a filosofia, que surge com os primeiros investigadores da natureza, herda da tradição mítica o compromisso com os rituais de realeza e de soberania.
(D) o discurso dos primeiros investigadores da natureza acompanha as formas institucionais da pólis.
(E) o surgimento da filosofia consistiu no primeiro despertar do pensamento, constituindo, propriamente, uma espécie de milagre na história.
QUESTÃO 4
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Segundo Aristóteles, o conhecimento das causas é superior ao conhecimento dos fatos. PORQUE A ciência para Aristóteles caracteriza-se por ser um saber contemplativo, enquanto a arte é um saber produtivo. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 5
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Em "O Banquete", de Platão, Sócrates apresenta um diálogo que travara com Diotima, para quem o
(A) Amor consiste na harmonia entre duas pessoas, sendo cada uma delas amante e amada ao mesmo tempo.
(B) Amor encontra-se acima de Zeus na ordem genealógica dos deuses.
(C) Amor caracteriza-se por governar o movimento do mundo sensível.
(D) iniciado nos saberes do Amor é conduzido por ele da contemplação dos corpos belos à contemplação da essência da beleza.
(E) amante só se encontra junto ao Amor ao contemplar as Formas puras.
QUESTÃO 6
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Thomas Hobbes define assim a essência do Estado: Uma pessoa de cujos atos uma grande multidão, mediante pactos recíprocos uns com os outros, foi instituída por cada como autora, de modo a ela poder usar a força e os recursos de todos, da maneira que considerar conveniente, para assegurar a paz e a defesa comum. HOBBES, Thomas. Leviatã. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p.110. A partir desse contexto, qual o caráter do poder do qual é dotado o Estado?
(A) Seu poder é equivalente ao poder de cada um dos seus membros.
(B) Seu poder é absoluto, apenas se não for feito uso da força.
(C) Seu poder é absoluto, no sentido de não ser constrangido por nenhuma outra pessoa.
(D) Seu poder é limitado pelos direitos naturais dos quais os cidadãos são portadores.
(E) Seu poder é limitado pela vontade geral da qual participam os cidadãos a cada decisão.
QUESTÃO 7
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Qual é, segundo Immanuel Kant, o caráter positivo de uma crítica da razão pura?
(A) Trazer à luz os limites do uso puro teórico da razão, evitando que se reduza a nada seu uso puro prático.
(B) Promover a possibilidade de um conhecimento de caráter científico da moralidade.
(C) Estabelecer um método puramente racionalista para as ciências e um método puramente empirista para a moral.
(D) Acusar a impossibilidade de uma moral metafisicamente fundada, como pretendiam os filósofos racionalistas que o antecederam.
(E) Denunciar a falsa pretensão de universalidade das ciências naturais.
QUESTÃO 8
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Segundo Marx e Engels, não é a vida que é determinada pela consciência, mas a consciência que é determinada pela vida. A partir dessa concepção, conclui-se que
(A) as formas históricas de produção devem derivar das figuras da vida espiritual de um povo.
(B) a história da filosofia, ao ser considerada, deve-se partir das determinações formais para descobrir as configurações materiais.
(C) as ideologias pertinentes à vida em um momento da história são consequências da reflexão sobre o alcance da consciência no momento imediatamente anterior.
(D) a investigação das formas históricas de produção deve servir de ponto de partida para a elaboração de uma história da filosofia.
(E) o que distingue a vida da consciência é que a primeira é histórica, e a segunda, não.
QUESTÃO 9
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22 Os Parâmetros Curriculares de Filosofia para o Ensino Médio, afirma que a especificidade da atividade filosófica consiste, em primeiro lugar, em sua natureza reflexiva. Essa natureza reflexiva da filosofia consiste na(o)
(A) pura abstração sem qualquer vínculo com o real concreto.
(B) tentativa de justificar as relações de poder tal como elas nos são apresentadas.
(C) necessidade de elaborar sistemas que correspondam às demais áreas do saber.
(D) vocação para ordenar e orientar o progresso das ciências.
(E) caráter investigativo dos modos em que os próprios objetos se dão a pensar.
QUESTÃO 10
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Segundo Hegel, nós não devemos nos espantar se existem tantas e tão diferentes histórias da filosofia, nas quais a sucessão dos vários sistemas é descrita simplesmente como uma sequência de opiniões e erros. A partir desse contexto e da concepção hegeliana de filosofia, conclui-se que
(A) o fato de as diversas filosofias anteriores a Hegel consistirem, para ele, em meras opiniões, erros e jogos de pensamento leva-o a considerar irrelevante a elaboração de uma história da filosofia.
(B) o que falta às citadas histórias da filosofia é a apreensão do sentido a partir do qual se encadeiam os diversos momentos do desenvolvimento da filosofia.
(C) o indivíduo que pretende elaborar uma história da filosofia deve deixar ao leitor a possibilidade de optar por uma filosofia específica, não apresentando nenhuma das filosofias como mera opinião, erro ou jogo de pensamento.
(D) a tentativa de elaborar uma história da filosofia é, por princípio, um equívoco, pois história e filosofia consistem em ciências fundamentalmente distintas quanto aos seus métodos.
(E) uma história da filosofia propriamente dita deve partir das relações concretas de produção em direção ao absoluto abstrato, que se realiza no plano da transcendência.
OBSERVAÇÕES:
APÓS RESPONDER TODAS AS QUESTÕES, NÃO ESQUEÇA DE CLICAR EM "SUBMIT" PARA SALVAR SUAS RESPOSTAS!
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