O Egito antigo, com suas construções faraônicas (literalmente!), fascinam o mundo há muito tempo. Mesmo na época de Cristo, as pirâmides já eram velhas antigas: tinham mais de 2.000 anos, e já eram um grande mistério do passado!
Muitas teorias foram formuladas ao longo dos milênios. As mais recentes e polêmicas incluem até pedreiros alienígenas. Com certeza você já ouviu algumas delas.
A dúvida é simples: como uma civilização que não conhecia nem uma coisa simples como a roda, foi capaz de mover pedras de até 3 toneladas pelas areias do "deserto sem fim" no Egito? Dá até pra acreditar que tiveram uma ajudinha de alguma civilização extraterrestre que não tinha mais o que fazer no infinito Universo!
Mas agora, (já era tempo!) Quase 5.000 anos depois, um grupo da Universidade de Amsterdã parece ter encontrado a solução para o mistério! E pra surpresa de todos, nem era algo tão espetacular assim. Na verdade, agora que repararam que tudo estava "na cara" o tempo todo!
Bom, vamos tentar explicar rapidamente pra não ficar muito chato: Acredita-se que os egípcios colocavam as pedras gigantes em trenós (sabe-se la como... essa parte ainda não foi descoberta, assim que descobrirmos publicamos aqui) para que pudessem transportá-las através das areias no deserto. O probleminha com essa técnica é que, quando você coloca um trenó gigantesco com uma carga de mais de 2 toneladas na areia e tenta puxá-lo (também sabe-se la como!!!), o resultado é desastroso. Em geral ele afunda na areia, e cria uma elevação à frente que pára o trenó!
Aí entra a grande descoberta: isso não ocorre com areia molhada! Com alguma umidade, a areia aumenta sua rigidez e impede a formação de elevações na frente do trenó, reduzindo pela metade o esforço para arrastá-lo! Genial, não?!
De fato é genial mesmo! E tudo estava bem na fuça diante dos narizes de todos...
Nessa gravura encontrada no túmulo de Djehutihotep, repare no homem com um vaso derramando um líquido (provavelmente água mesmo) na frente do trenó!
Como não percebemos isso antes??!! Bem, como diria a vizinha fofoqueira da rua"Antes tarde do que nunca..."
Fonte: http://www.curtoecurioso.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário