REVISÃO GLOBAL DE FILOSOFIA 3º ANO
* (ENEM) Em um de seus
aspectos, o Iluminismo apresenta como efeito "o compromisso de estender a
crítica racional a qualquer campo". Disso decorre que "não existem
campos privilegiados, dos quais a crítica racional deva ser excluída". Essa definição apresentada não exclui
a possibilidade de que a razão se proponha à tarefa de examinar seus próprios
limites cognoscitivos.
*(ENEM) O empirismo é a "corrente filosófica para a qual a experiência é critério ou norma da verdade", caracterizando-se pela "negação do caráter absoluto da verdade" e pelo "reconhecimento de que toda verdade pode e deve ser posta à prova, logo, eventualmente modificada, corrigida ou abandonada".
Além disso, o empirismo foi o resultado de importantes transformações ocorridas na relação entre homem e natureza durante os séculos anteriores.
De acordo com essa informação podemos considerar em termos históricos, que o empirismo consagrou no campo filosófico uma tendência já presente ao longo da Revolução Científica.
*(ENEM) Acerca da dialética, pode-se afirmar que na tradição hegeliano-marxista, o termo é fortemente associado à negatividade e à contradição.
*(ENEM) O termo "coisa em si" expressa "o que a coisa é independentemente da sua relação com o homem, para o qual é um objeto de conhecimento". Sobre esse significado, pode-se dizer que o termo significa a limitação dos poderes cognoscitivos humanos para superar os limites empíricos ou fenomênicos.
*(ENEM) O empirismo é a "corrente filosófica para a qual a experiência é critério ou norma da verdade", caracterizando-se pela "negação do caráter absoluto da verdade" e pelo "reconhecimento de que toda verdade pode e deve ser posta à prova, logo, eventualmente modificada, corrigida ou abandonada".
Além disso, o empirismo foi o resultado de importantes transformações ocorridas na relação entre homem e natureza durante os séculos anteriores.
De acordo com essa informação podemos considerar em termos históricos, que o empirismo consagrou no campo filosófico uma tendência já presente ao longo da Revolução Científica.
*(ENEM) Acerca da dialética, pode-se afirmar que na tradição hegeliano-marxista, o termo é fortemente associado à negatividade e à contradição.
*(ENEM) O termo "coisa em si" expressa "o que a coisa é independentemente da sua relação com o homem, para o qual é um objeto de conhecimento". Sobre esse significado, pode-se dizer que o termo significa a limitação dos poderes cognoscitivos humanos para superar os limites empíricos ou fenomênicos.
* (ENEM) Segundo John Locke, "todas as nossas representações
do real são derivadas de percepções sensíveis, não havendo outra fonte para o
conhecimento". O que
contempla adequadamente as implicações dessa formulação de Locke é a que toda ideia somente se torna verdadeira
se antecedida pela experiência.
*(ENEM) Para Berkeley, "a mais simples percepção de uma coisa na realidade é a percepção de uma ação de Deus sobre nós e implica a existência de Deus, ao passo que, a admitir-se a matéria, deve-se atribuir a ela a causalidade das próprias ideias e pode-se dispensar Deus. O materialismo é, por isso, o fundamento do ateísmo e da irreligião, assim como o imaterialismo é o fundamento da religião". Ao formular sua doutrina imaterialista, o objetivo de Berkeley foi refutar o mecanicismo newtoniano.
* (ENEM) Hume questiona o modelo cartesiano de mente como substância pensante, a res cogitans, de Descartes, sustentando que não podemos ter nenhuma representação de nossa mente independentemente de nossa experiência, ou seja, de nossas impressões sensíveis e da maneira como as elaboramos. Não há como representarmos o pensamento puro, independente de qualquer conteúdo. Para Hume, jamais posso apreender a mim mesmo sem algum tipo de percepção. Sobre a crítica de Hume à existência da identidade pessoal, pode-se afirmar que essa formulação está embasada em sua crítica antimetafísica à noção de substância.
*(ENEM) Para Berkeley, "a mais simples percepção de uma coisa na realidade é a percepção de uma ação de Deus sobre nós e implica a existência de Deus, ao passo que, a admitir-se a matéria, deve-se atribuir a ela a causalidade das próprias ideias e pode-se dispensar Deus. O materialismo é, por isso, o fundamento do ateísmo e da irreligião, assim como o imaterialismo é o fundamento da religião". Ao formular sua doutrina imaterialista, o objetivo de Berkeley foi refutar o mecanicismo newtoniano.
* (ENEM) Hume questiona o modelo cartesiano de mente como substância pensante, a res cogitans, de Descartes, sustentando que não podemos ter nenhuma representação de nossa mente independentemente de nossa experiência, ou seja, de nossas impressões sensíveis e da maneira como as elaboramos. Não há como representarmos o pensamento puro, independente de qualquer conteúdo. Para Hume, jamais posso apreender a mim mesmo sem algum tipo de percepção. Sobre a crítica de Hume à existência da identidade pessoal, pode-se afirmar que essa formulação está embasada em sua crítica antimetafísica à noção de substância.
* (ENEM) A revolução copernicana de Kant consistiu em uma
inversão da relação até então consagrada pela filosofia entre sujeito
cognoscente e objeto do conhecimento.
09. (ENEM)O filósofo Descartes, na tentativa de encontrar
fundamentos seguros para o saber, criou um procedimento, a dúvida metódica,
que, quando utilizada pelo sujeito, analisa os conhecimentos adquiridos,
evitando tudo que seja duvidoso para o pensamento, pois ele acredita que o
conhecimento verdadeiro é
puramente intelectual.
* (ENEM) O Filósofo Descartes pertence à corrente filosófica denominada Racionalismo.
*(ENEM)De acordo com o pensamento de Descartes, a fonte do conhecimento verdadeiro é a iluminação divina.
* (ENEM) O Filósofo Descartes pertence à corrente filosófica denominada Racionalismo.
*(ENEM)De acordo com o pensamento de Descartes, a fonte do conhecimento verdadeiro é a iluminação divina.
*(ENEM) Sobre o papel da
existência de Deus no interior da metafísica cartesiana, É correta afirmar
que essa noção cartesiana apresentou
elementos de ruptura com certa tradição metafísica que limitava, em nome de
Deus, a possibilidade de os homens conhecerem plenamente a realidade.
*(ENEM) Em relação ao romantismo filosófico, é correto afirmar
que estabeleceu elementos de
ruptura em relação ao mecanicismo.
* (Prof.
Gérson) As bases do idealismo alemão é concedida ao filósofo Kant;
*(Prof. Gérson) O idealismo alemão refere-se ao pensamento desenvolvido por
pensadores do inicio do século XVIII, principalmente por Fichte, Schelling
e Hegel;
*(Prof. Gérson) Hegel entendia a realidade como o espírito em constante
movimento dialético;
*
(Prof. Gérson) Segundo Hegel, compreender a dialética da realidade exige um
trabalho árduo da razão, que deve se afastar do entendimento comum e se colocar
no ponto de vista do absoluto. Essa afirmação baseia na concepção hegeliana da
realidade como espírito, tendo como fio condutor uma relação entre finito e
infinito;
*(Prof. Gérson) Para o filósofo Schopenhauer, tudo o que o mundo inclui
ou pode incluir é inevitavelmente dependente do sujeito. O mundo da
representação. Isso quer dizer que, para ele não existe uma realidade exterior absoluta e
que, para existir o conhecimento do mundo, é preciso existir o sujeito.
* (Prof. Gérson) O filósofo Søren
Aabye Kierkegaard era de nacionalidade dinamarquesa.
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