sexta-feira, 17 de junho de 2016

GABARITO DE GEOGRAFIA 9° ANO


1- Qual o nome das quatro maiores ilhas do Japão?
a) Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido
b) Honshu, Shikoku, Ibeji e Hokkaido
c) Honshu, Shikoku, Kyushu e Hong Kong
d) Honshu, Finji, Kyushu e Hokkaido

2- A regionalização histórico-social da América divide o continente em:
a) Três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.
b) Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.
c) Cinco regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países que falam holandês e países que falam português.
d) Quatro regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.

3- A capital do Japão é Tóquio, e está localizada na ilha de:
a) Taiwan;
b) Honshu;
c) Shikoku;
d) Hong Kong.

4- Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.
b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.
c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.
d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.

5- O Japão ocupa um arquipélago conhecido como:
a) Círculo de Fogo do oceano Pacífico;
b) Círculo de gelo do oceano Atlântico;
c) Círculo polar do oceano Índico;

d) Círculo de giro do mar Mediterrâneo.

6- Os países da América Anglo-saxônica são considerados grandes potências mundiais. Isso porque possuem os melhores índices socioeconômicos do mundo. Em relação à sua situação econômica, é possível afirmar que:
a) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem um PIB superior a 10 trilhões de dólares.
b) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, o seu desenvolvimento econômico não é refletido em melhoria nas condições de vida da população.
c) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, a agropecuária moderna e tecnológica, em razão de sua herança histórica, é a principal atividade econômica nesses dois países.
d) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem elevado nível de industrialização e o setor terciário bastante desenvolvido.

7- As capitais do Canadá e dos Estados Unidos são respectivamente:
a) Toronto e Califórnia;
b) Vancouver e Texas;
c) Ottawa e Washington, D.C.
d) Québec e Nova Iorque.

8- O Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) é um bloco econômico formado por três países da América do Norte, são eles:
a) Estados Unidos, Chile e Brasil.
b) Canadá, Cuba e México.
c) Argentina, Canadá e Estados Unidos.
d) México, Canadá e Estados Unidos.

9- O Canadá teve forjadas a Geografia e a História, basicamente, ao longo dos 570 km do vale do rio São Lourenço, onde se situam algumas das mais importantes cidades daquele país, como Quebec, Ottawa, Toronto e Montreal. Com relação a este país da América do Norte, é correto afirmar que seu principal problema geopolítico:
a) são os conflitos étnicos verificados na parte meridional (sul)do país.
b) são os conflitos de migrantes canadenses com autoridades de fronteira dos Estados Unidos, ao sul.
c) são as tentativas de separatismo, por parte de uma das mais importantes regiões, a província de Quebec.
d) é a diferença de idiomas e de etnias existentes no país.

10- Entre os estados dos Estados Unidos, dois estão separados do território continental, são eles:
a) Michigan e Idaho.
b) Jamaica e Ilhas Galápagos.
c) Alasca e Ilhas do Havaí.
d) Bahamas e Ohio.

GABARITO DE HISTÓRIA 9° ANO


1- Com relação à revolução de 1930, do ponto de vista econômico-social, é possível afirmar que ela:

a) assinala o início da primazia política das classes médias sobre o Estado;

b) representa a derrota da burguesia mercantil diante das pressões conjuntas do campesinato e operariado urbano;
c) traduz a vitória do tenentismo, das camadas médias e dos segmentos industriais sobre os setores agroexportadores;
d) identifica a passagem para a dominação burguesa no Brasil, com a vitória dos grupos industriais.

2- Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:

A - Estados Unidos e Grã-Bretanha foram os países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
B - Embora a guerra tenha terminado em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
C - Alemanha, Itália e Japão saíram derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
D - Japão, Estados Unidos e França foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda Guerra Mundial.

3- A Aliança Liberal” defendendo o lema “ Representação e Justiça”, apresentou na campanha pela sucessão presidencial a chapa formada por:
a) Nilo Peçanha – J. Seabra
b) Hermes da Fonseca – Venceslau Brás
c) Afonso Pena – Nilo Peçanha
d) Getúlio Vargas – João Pessoa

4- A II Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade, caracterizada pelo desenvolvimento da indústria bélica, ao ponto de se

produzir a bomba atômica e toda a mortandade decorrente. Sobre o conflito, é incorreto afirmar que:
a) Os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês a Pearl Habor.
b) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e Japão.
c) A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético.
d) O evento final da II Guerra Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

5- A implantação do estado Novo no Brasil significa:
a)proscrição do Partido Comunista
b) a consolidação do Integralismo
c)a vinculação da política externa brasileira ao eixo Roma-Berlim
d)uma vitória pessoal do presidente Getúlio Vargas

6- Podemos apontar como uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial:

A - A rivalidade política e militar entre Alemanha e Itália no final da década de 1930.
B - O surgimento e fortalecimento, na década de 1930, de governos totalitários na Europa, com objetivos expansionistas e militaristas.
C - A política expansionista da França, que invadiu e conquistou vários territórios na Europa e na África no final da década de 1930.
D - A aliança militar estabelecida por Itália, Alemanha e Estados Unidos no começo da década de 1930.

7- Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:

A - O Brasil participou enviando apenas medicamentos e médicos para ajudar os feridos de guerra das tropas aliadas.
B - O Brasil ficou ao lado do Eixo e enviou soldados que combateram as forças aliadas em território italiano. 

C - O Brasil participou apenas fazendo a proteção do litoral e enviando armamentos às forças aliadas.
D - O Brasil enviou soldados que combateram ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália.

8- O segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) terminou com o suicídio do presidente. Contribuiu para a crise política desse governo:
a) o fechamento do Congresso, que acabou por unir, numa frente ampla, os defensores dos ideais democráticos.
b) o apoio do presidente aos políticos da UDN (União Democrática Nacional), favoráveis à organização de um golpe para mantê-lo no poder.
c) a política econômica adotada, de cunho nacionalista, da qual um dos marcos foi a criação da Petrobras, em 1953.
d) a série de convulsões sociais provocadas pela inflação, com movimentos grevistas organizados pelo Partido Comunista, então na legalidade.

9- O Estado do Ceará é formado por 184 municípios. Guaraciaba do Norte é um desses municípios. Qual a data da fundação de Guaraciaba do Norte?
a) 12 de maio de 1791;
b) 17 de maio de 1733;
c) 19 de maio de 1988;
d) 09 de maio de 1791.

10- Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos foram autorizados por Getúlio Vargas a instalar bases militares no território brasileiro. Como ficou conhecida a base instalada em Fortaleza no Ceará?
a) Cocorote;
b) São Tomás;
c) Desvaneios;
d) São Tiago.





quinta-feira, 16 de junho de 2016

Dicas para fazer uma boa Prova!!!


A mente e o corpo estão ligados
É indiscutível o fato que há uma ligação muito estreita entre a mente o corpo. Se o corpo não estiver bem, a mente não funcionará tão bem quanto poderia. Portanto, alimente-se bem antes da prova. O cérebro precisa de energia para funcionar direito. Dia de prova não é a ocasião certa para você fazer algum regime maluco, que resulte em cansaço ou dor de cabeça. Alimentar-se bem lhe dará a energia para que você possa fazer uma boa prova, principalmente se ela for longa e/ou complexa. 
Não cometa o erro de ingerir muita cafeína. Caso contrário, você arrisca se sentir ansioso e inquieto e, consequentemente, terá dificuldade em permanecer calmo e concentrado. Também não recomendável fazer uma refeição muito pesada antes da prova, pois pode lhe dar sono ou fazer com que você se sinta um pouco grogue. Também não beba demais antes da prova, nem coma alimentos com muita fibra, ou você arrisca passar boa parte da prova indo ao e voltando do banheiro.
Foi mencionado acima, mas vale a pena repetir: não passe a noite antes da prova acordado, estudando. Se você programar seu tempo e não deixar seus estudos para a última hora, você não precisará sacrificar seu sono nos dias antes da prova. Na noite antes de uma prova, principalmente se ela for muito importante, tente descansar bem. Se no dia da prova você estiver descansado, sua memória estará afiada e você se sentirá mais bem disposto e confiante. Já a falta de sono e o cansaço crônico podem causar ansiedade, nervosismo, impaciência e até depressão.
No dia da prova, faça o possível para se sentir calmo e confiante. Não permita que a ansiedade de outros alunos abale a sua confiança. Se você tiver estudado bem para a prova e adotar algumas sugestões que aqui oferecemos, você não terá motivo para se sentir ansioso ou nervoso.

Boa noite e boas provas!

quarta-feira, 15 de junho de 2016

6° Ano: Revisão de Geografia para a prova de junho


1- A ciência que estuda o Universo é:
a) a Arqueologia;
b) a Astrologia;
c) a Astronomia;
d) a Paleologia.

2- O astro que gira em torno da Terra e exerce influência sobre  as águas do mar é:
a) o Sol;
b) a Lua;
c) as Estrelas;
d) o asteróide.

3- Como são definidos os planetas?
a) Astros sem luz própria que giram ao redor de uma estrela;
a) Satélites sem luz própria que giram ao redor de um asteróide;
a) Astros com luz própria que giram ao redor de uma estrela;
a) Estrela sem luz própria que giram ao redor de uma estrela.

4- O Sol é considerado uma estrela de tamanho:
a) grande;
b) médio;
c) enorme;
d) pequeno.

5- O que são as estrelas?
a) São planetas luminosos, que possuem luz própria, formados, principalmente, por material gasoso (hidrogênio e hélio) com temperaturas muito elevadas.
b) São asteróides luminosos, que possuem luz própria, formados, principalmente, por material gasoso (hidrogênio e hélio) com temperaturas muito elevadas.
c) São cometas luminosos, que possuem luz própria, formados, principalmente, por material gasoso (hidrogênio e hélio) com temperaturas muito elevadas.
d) São astros luminosos, que possuem luz própria, formados, principalmente, por material gasoso (hidrogênio e hélio) com temperaturas muito elevadas.

6- São oito os planetas clássicos do Sistema Solar. Na ordem de afastamento do Sol, são eles:
a) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
a) Vênus, Mercúrio, Terra, Marte, Saturno, Urano,  Netuno e Júpiter.
a)
Terra, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Mercúrio, Urano e Netuno.
a)
Mercúrio,Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Urano .

7- Depois que Plutão foi rebaixado para planeta-anão. Qual é o menor planeta do Sistema Solar?
a) Terra;
b) Netuno;
c) Mercúrio;
d) Marte.

8- A Terra, assim como todos os corpos celestes presentes no universo, não está parada. Ao todo, são dezenas de diferentes formas de deslocamento realizadas pelo nosso planeta. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que não indica um dos fenômenos de movimentação terrestre:
a) rotação
b) nutação
c) precessão dos equinócios
d) inclinação.

9- Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente,
a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas
b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites
c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano
d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias.

10- O deslocamento do periélio é registrado como um dos movimentos da Terra, mas não é tão lembrado por dois motivos: não exerce uma influência tão grande sobre a vida no planeta e também por apresentar um ciclo muito longo, que totaliza os 21 mil anos. Mas, afinal, o que é o periélio?
a) é a forma com que a Terra se desloca em torno do seu próprio eixo.
b) é o movimento aparente da Terra ao longo do universo.
c) é o eixo da translação terrestre.
d) é a distância mínima da órbita terrestre em relação ao sol.

11- A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.
a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.
b) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta.
c) O movimento de translação é que determina a duração do fotoperíodo diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.
d) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.

12- A nutação é um movimento cíclico realizado pela Terra, com períodos de 18,6 anos, em que há uma oscilação do eixo terrestre. Sua causa está associada:
a) à força da gravidade solar
b) à alteração magnética da Terra
c) à dinâmica tectônica da crosta
d) às alterações cíclicas lunares

13- O planeta Terra é o _______________ do Sistema Solar mais próximo do sol, sendo classificado como um planeta ______________. A maior parte de sua superfície é composta por ______________ e sua camada externa é muito fina, recebendo a denominação de ____________________. Essa camada não é contínua, ao contrário do que ocorre em outros planetas, sendo segmentada em várias ___________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
a) quarto – rochoso – rochas – atmosfera – placas tectônicas
b) terceiro – comum – rochas – crosta terrestre – formas de relevo
c) quarto – joviano – água – atmosfera – camadas de ar
d) terceiro – rochoso – água – crosta terrestre – placas tectônicas

14- Entre as camadas terrestres abaixo relacionadas, assinale aquela que necessita da combinação harmônica de todas as demais:
a) hidrosfera
b) litosfera
c) biosfera
d) atmosfera.

15- O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é chamado de:
a) Rotação
b) Nutação
c) Translação
d) Precessão.

16- Marque a alternativa correta sobre as quatro estações do ano.
a) As estações do ano são bem definidas em todo o planeta.
b) O outono é a estação do ano que recebe maior quantidade de radiação solar.
c) O verão é a estação do ano que começa com o término do outono e antecede a primavera.
d) O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano orbital, é responsável pelas estações do ano.

17- A estação do ano caracterizada pelos dias mais longos que as noites é:
a) Inverno
b) Verão
c) Primavera
d) Outono.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

7° GEOGRAFIA: REVISÃO PARA A PROVA DE JUNHO

1- A principal característica do artesanato é:
a) o trabalho coletivo;
b) a ausência da divisão do trabalho;
c) a presença da divisão do trabalho;
d) o trabalho ainda primitivo.

2- A manufatura é considerada:
a) uma etapa intermediaria entre o artesanato e indústria moderna;
b) a grande evolução da indústria moderna;
c) o processo de regresso entre a indústria rústica e a indústria moderna;
d) um processo de conflito entre o artesanato e a indústria moderna.

3- Em que resultou a Indústria Moderna?
a) Na Revolução Francesa;
b) Na Revolução dos Portos;
c) Na Revolução Comercial;
d) Na Revolução Industrial.

4- A Indústria Moderna apresenta atualmente uma grande diversificação, ser dividida em três tipos. Quais?
a) Indústria de transformação, indústria garimpeira e indústria de construção;
b) Indústria de transformação, indústria extrativa e indústria de consumo;
c) Indústria de progresso, indústria extrativa e indústria de construção;
d) Indústria de transformação, indústria extrativa e indústria de construção.

5-A Indústria de transformação recebe esse nome por que:
a) transforma produtos naturais;
b) se encarrega da comercialização no mercado;
c) adquire a matéria prima;
d) vendes os produtos.

6- Na indústria de construção, destacam-se:
a) indústria da construção naval, indústria da construção civil e indústria da construção media;
b) indústria da construção marítima, indústria da construção civil e indústria da construção pesada;
c) indústria da construção naval, indústria da construção civil e indústria da construção pesada;
d) indústria da construção naval, indústria da construção militar e indústria da construção pesada.

7- O processo de acumulação de bens, de patrimônio e de riquezas é conhecido como:
a) acumulação de bens;
b) acumulação de riqueza;
c) acumulação de capitais;
d) acumulação de giros.

8- O nome que se dá para uma espécie de competição entre estados e municípios para obter novos investimentos, é conhecida como:
a) guerra fiscal;
b) concorrência de mercado;
c) caixa de mercado;
d) capital de giro.

9- No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram: 
a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto. 
b) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. 
c) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. 
d) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba. 

10- Nos últimos anos, ocorreram mudanças no padrão migratório brasileiro. As metrópoles do Sudeste já não apresentam o elevado grau de atração demográfica que tinham antigamente. Entre as causas desse fato, pode-se citar: 
a) o maior controle por parte do Estado brasileiro para inibir o crescimento descontrolado das cidades. 
b) a criação das frentes pioneiras no Sul do país, que representam grande potencial de empregos na zona rural. 
c) a redução das históricas diferenças econômicas entre as regiões, graças à modernização das atividades agrícolas. 
d) a descentralização econômica, pois inúmeras empresas estão saindo doSudeste e se instalando em outras regiões. 

11- Assinale a alternativa que não cita um dos fatores que contribuíram para a intensificação da urbanização brasileira ao longo do século XX:
a) Expansão do processo de industrialização do país
b) A revolução verde e o consequente processo de mecanização do campo
c) Execução de políticas públicas voltadas apenas para a população das cidades
d) Aumento das desigualdades e da concentração fundiária no meio rural.

12- As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode explicar-se:
a) pelas preferências culturais dos migrantes.
b) pela maior presença de indústrias e empregos.
c) pela maior receptividade da população local.
d) pelo processo de marcha para o litoral do país.

13- Com uma modernização industrial tardia, o espaço geográfico brasileiro conheceu profundas transformações ao longo dos últimos cem anos, sendo algumas delas a urbanização acelerada e a concentração espacial da população em metrópoles. Um dos efeitos dessas ocorrências foi:
a) a formação de núcleos urbanos avançados em todo o país.
b) a difusão de políticas de controle habitacional.
c) a expansão e crescimento de áreas de preservação e áreas urbanizadas.
d) a proliferação de áreas periféricas e favelas em grandes cidades.

14- É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:
a) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.
b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.
c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.
d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.

15- Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:
a) carência de melhores condições sociais no campo.
b) baixa produtividade agrícola.
c) pressão demográfica no campo.
d) liberação de mão-de-obra pela mecanização.

16- Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):
a) centros regionais
b) cidades-dormitórios
c) metrópoles nacionais
d) capitais regionais.

17- Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infra-estrutura comuns, define a:
a) metropolização
b) área metropolitana
c) rede urbana
d) megalópole.

18- Sobre o surto de urbanização que se verifica no mundo, é correto afirmar que:
a) é verificado com a mesma intensidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) é provocado em todo o mundo pelos altos índices de natalidade;
c) é um fenômeno característico dos países industrializados europeus;
d) é mais intenso nos países subdesenvolvidos, tendo como causa o êxodo rural.

8° Ano: Geografia Revisão para a prova de junho


01. O mais importante setor industrial mexicano é:
a) o petroquímico
b) a exploração carbonífera
c) o de alimentos
d) o extrativismo vegetal.

02.
O México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal. É o quinto maior pais das Américas em extensão. O México, dentro dos critérios de regionalização físicos e socioeconômicos está localizado:
a) na América do Norte e na América Latina.
b) na América do Sul e na América Anglo-Saxônica.
c) na América Central e na América Latina.
d) na América do Norte e na América Anglo-Saxônica.

03. sobre a América Latina, é correto afirmar que:
A) Compreende o Canadá, os Estados Unidos e o México.
b) Inclui todos países do continente tido como subdesenvolvidos e onde em geral predominam a língua espanhola e portuguesa, línguas originadas do latim.
c) Abrange os Estados Unidos e o Canadá, países desenvolvidos onde predomina o inglês, uma lígua de origem anglo-saxônica;
d) Onde se localizam países como Panamá, Guatemala, Cuba, Haiti, Nicarágua, etc.

04- A América Latina é Formada por um conjunto de países muito diferentes entre si. Dois elementos dão certo sentido a esse conjunto. Quais são eles?
a) A formação industrial e o crescimento da agricultura.
b) O processo de introdução da cultura européia e a implantação da língua inglesa;
c) A dependência do subdesenvolvimento sobre o desenvolvimento e a industrialização;
d) A formação histórica e a atual situação de dependência e subdesenvolvimento.

05- Os três países mais industrializados da América Latina são:
a) Brasil, Venezuela e Colômbia;
b) Venezuela, Bolívia e Equador;
a) Brasil, Argentina e México;
d) Argentina, Uruguai e Brasil.
06- O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão, assinale a alternativa correta:
a) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos (majoritariamente localizados no Sul) e os países pobres (majoritariamente localizados no Norte).
b) O norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados.
c) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo dos países do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul.
d) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.

07- Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), vários povos tomaram consciência do grande desnível econômico, social, político, científico e tecnológico existente entre os países do mundo. Um grupo era formado por países ou nações fortes, outro grupo era formado por nações fracas economicamente. Para diferenciar esses dois conjuntos de países, na década de 1950 foram introduzidas as expressões:
a) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;
c) países do centro e países periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.

08- No decorrer das décadas de 1960, 1970 e 1980, tornou-se comum a divisão ou regionalização com base no desenvolvimento econômico e na organização socioeconômica dos países. A partir desse critério, o mundo foi dividido de 1952 a 1991 em:
a) países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;
c) países do centro e países periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.

09- Os países subdesenvolvidos estão à margem do sistema capitalista, na condição de fornecedores de matérias-primas e mão de obra baratas, por isso eles também são chamados de países:
a) centrais     b) periféricos     c) primeiro mundo     d) do Norte

10- O socialismo quase desapareceu (com exceção de Cuba e Coreia do Norte), por isso não tem mais sentido a regionalização ou divisão do mundo em:
a) países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;
c) países do centro e países periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.

11- Durante a década de 1980, a imprensa e os meios diplomáticos passaram a utilizar as expressões_______e ________ para referir-se aos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Essas expressões têm como base a posição geográfica dos países, embora não em relação à linha equatorial.
a) países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
b) países do primeiro, segundo e terceiro mundo;
c) países do centro e países periféricos;
d) países do Norte e países do Sul.

12- Até o final da Segunda Guerra Mundial não se falava em dois mundos, o desenvolvido e o subdesenvolvido. Por quê?
a) Em grande parte os atuais países pobres, eram colônias das potencias européias. Como as metrópoles diziam estar “civilizando” ou “modernizando” as suas colônias, logicamente não admitiam o uso do termo subdesenvolvimento.
b) Devido às pessoas dos países onde o termo era aplicado sentiam-se humilhados com a alcunha preconceituosa;
c) Porque era o caminho para aumentar a desigualdade nas frágeis colônias que já passavam por um processo tão delicado;
d) Todas as alternativas estão corretas.

13- O termo subdesenvolvimento se popularizou somente após a Segunda Guerra Mundial por causa:
a) da colonização;
b) da centralização;
c) da descolonização;
d) do eufemismo.

14- A palavra eufemismo é o mesmo que:
a) país em desenvolvimento;
b) país abaixo da linha da pobreza;
c) país desenvolvido;
d) país acima da linha da pobreza.

15- Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são respectivamente:
a) Estados Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil, Austrália e Japão
c) Níger, Finlândia e Alemanha
d) Noruega, Austrália e Islândia

16- O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

17- Além da renda per capita do país, quais são os outros critérios levados em conta na avaliação do IDH?
a) Mortalidade infantil, número de hospitais e número de analfabetos.
b) Criminalidade, número de crianças matriculadas em escolas e acesso à energia elétrica.
c) Número de casas com esgoto, número de analfabetos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
d) Expectativa de vida, média de escolaridade dos adultos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.

18- Qual país obteve a melhor classificação no IDH em 2010?
a) Noruega.
b) Suécia.
c) Alemanha.
d) Suíça.

19- O IDH é usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento de um país. Ele combina a renda per capita do país e indicadores em saúde e educação. Faça o simulado e saiba tudo sobre o IDH. Qual é a classificação do Brasil no IDH?
a) Muito alto desenvolvimento humano.
b) Alto desenvolvimento humano.
c) Médio desenvolvimento humano.
d) Baixo desenvolvimento humano.

20- Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a esperança de vida do brasileiro aumentou cerca de 18 anos nas últimas quatro décadas. Aponte a alternativa que não traz uma das causas para esse aumento.
a) Campanhas de vacinação.
b) Maior acesso a serviços de saúde.
c) Melhora na educação.
d) Penas mais duras para crimes graves.