quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

6º ANO DA ESCOLA DO MOCAMBO E DA ESCOLA DOM TIMÓTEO

1- A evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.

2- De acordo com a hipótese heterotrófica da origem da vida, qual seria a composição química da Terra primitiva?
Vapor de água, metano, amônia e hidrogênio.
                           
3- Qual foi a hipótese básica das experiências de Sidney Fox em relação à origem da vida?
Aminoácidos aquecidos produzem protenóides.
                                
4- “Um pesquisador cortou as cauda de camundongos e cruzou estes animais entre si. Quando os filhotes nasceram, o pesquisador cortou-lhes as caudas e novamente cruzou-os entre si. Continuou a experiência por 20 gerações e na 21ª geração os camundongos apresentavam caudas tão longas quanto as da  primeira.”

Este experimento demonstrou que:
                                
a) A hipótese de Lamarck sobre a herança dos caracteres adquiridos está correta.
b) Os caracteres adquiridos não são transmitidos à descendência.
c) A teoria mendeliana está errada.
d)  Não existe evolução, pois os ratos não se modificam.

5- Sobre a teoria de Darwin, pode-se considerar que, para que ela fosse completa:
a) teria de explicar como as características adquiridas são transmitidas;
b) não poderia considerar que todos os animais da Ordem Primata, incluindo a espécie humana, tivessem uma origem comum;
c) deveria mencionar o fato de que a evolução tem como causa exclusiva a mutação;
d) teria de explicar a origem das variações nas espécies.

5-  São princípios aplicados no lamarckismo, exceto:
a) Em uma região, havendo competição, sobreviverá o mais bem adaptado.
b) O desenvolvimento do órgão é proporcional ao uso.
c) Um novo órgão poderá ser formado no organismo quando se cria uma nova necessidade.
d) Um órgão que, com o tempo, tem pouca atividade será extinto.

7- Segundo a moderna teoria sintética da evolução, cite as duas principais fontes da variabilidade genética.
1 - mutação        2 - recombinação genética.

8-  Qual é a relação existente entre a mutação genética e a seleção natural na evolução dos organismos?
A mutação cria a variação, que é submetida ao processo de seleção natural.

9- Em qual dos processos abaixo resultam, obrigatoriamente, indivíduos com patrimônios genéticos diferentes?

a) poliembrionia
b) brotamento
c) fissão transversal
d) ovulação múltipla.

10- Os principais fatores evolutivos que constituem a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo são:
a) fluxo gênico, oscilação genética e seleção natural;
b) mutação, recombinação gênica e oscilação genética;
c) recombinação gênica, mutação e fluxo gênico;
d) seleção natural, recombinação gênica e mutação.  
  
11- O processo de especiação inicia-se quando:
a) ocorre a troca de genes entre duas espécies, antes isoladas geograficamente;
b) ocorre a troca de genes entre duas populações, antes isoladas geograficamente;
c) a troca de genes entre duas espécies torna-se restrita devido, geralmente, a um isolamento geográfico;
d) a troca de genes entre duas espécies torna-se restrita devido, geralmente, à segregação independente;


12- "Os ________ deram origem aos hominídeos, que sofreram uma lenta evolução: o _______ tornou-se maior e a habilidade manual desenvolvida. Os mais antigos dos hominídeos foram os _______."
As palavras que completam a frase, respectivamente, são:
 a.) cérebro, australopithecos e sedentários.
 b.) Homo sapiens, Homo neanderthalensis e nômades.                                                                       c.) Primatas, cérebro e australopithecos.
 d.) Primatas, Homo sapiens  nômades.

13-  "A nossa espécie, chamada de ________, existe há cerca de 100 mil anos. Os diversos grupos humanos formados se adaptaram de formas diferentes para sobreviver. Alguns se tornaram ________ com o desenvolvimento da _________, enquanto outros permaneceram ________, vivendo da ________, da pesca e da coleta."
As palavras que completam a frase, respectivamente, são:
a.) Australopithecus, sedentários, caça, nômades, agricultura.                                                            b.) Homo sapiens, sedentários, agricultura, nômades, caça.
c.) Primatas, nômades, cerâmica, primatas, agricultura
d.) Homo neanderthalensis, sedentários, agricultura, nômades, cerâmica.

14- Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:
a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.                                                        b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.                                                                                                                                    c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.                        d) Superbactérias são uns exemplos clássicos de seleção natural. 

15- A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin                                                                                a) mutação e seleção natural.                                                                                                                b) mutação e adaptação.                                                                                                                        c) mutação e recombinação gênica.                                                                                                   d) recombinação gênica e seleção natural.




7º ANO - DOM TIMÓTEO - QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

1- Roma, de simples Cidade-Estado, transformou-se na capital do maior e o mais duradouro dos impérios conhecidos. Assinale a alternativa diretamente relacionada com o declínio e a queda do Império Romano:
a) Triunfo do cristianismo e urbanização do campo.
b) Redução considerável dos tributos e a abolição do poder despótico de tipo oriental.
c) Barbarização do exército e crise no modo de produção escravista.
d) Ensino democrático dos estóicos e o aumento dos privilégios das classes superiores.

2- Dentre os vários Reinos Bárbaros que se formaram na Europa, após a queda do Império Romano Ocidental, um teve grande destaque, em virtude de personagens como Clóvis e Carlos Magno. O grupo Germano organizador de tal reino foi o dos:
a) Saxões.
b) Godos.
c) Ostrogodos.
d) Francos.

3- Segundo os historiadores, o feudalismo foi produto da fusão ou síntese das civilizações romana e germânica. A sua configuração como tal entretanto ocorreu quatrocentos anos depois da queda de Roma (476). Por isso, os historiadores costumam apontar como momento crucial de constituição do feudalismo:
a) a fundação do Sacro-Império Romano Germânico.
b) a criação da Confederação Germânica do Norte.
c) a desagregação do império carolíngio.
d) o saque de Roma por Alarico.

4- Sobre a queda do Império Romano do Ocidente no ano de 476 d.C. podemos afirmar que:
a) Ocorreu, após os conflitos entre Roma e os cartagineses, o que enfraqueceu as bases econômicas do Império.
b) Teve, no fortalecimento do cristianismo, a única motivação explícita.
c) Foi provocada pela conjugação de uma série de fatores, destacando-se a ascensão do cristianismo, as invasões bárbaras, a anarquia nas organizações militares e a crise do sistema escravista.
d) Teve, na superioridade dos povos bárbaros, a única explicação possível. 

5- A Igreja Cristã foi a instituição mais importante durante a Idade Média. Esta importância, que já existia nos séculos finais do Império Romano, continuou crescendo na medida em que
a) associada à sociedade bizantina atuou no combate às heresias.
b) sua influência política, obtida com o apoio dos alamanos, permitiu-lhe que organizasse um Estado em território conquistado aos saxões.
c) conseguiu ter êxito na conversão dos bárbaros germânicos.
d) aumentou seu domínio, através do Colégio dos Cardeais, sobre o Sacro Império Romano-Germânico.

6- Na Idade Média ocidental, a Igreja cristã justificava e explicava o ordenamento social. Ao lado dos clérigos, que detinham o conhecimento da leitura e da escrita, um dos grupos sociais da época era constituído por
a) assalariados, que trabalhavam nas terras dos que protegiam as fronteiras da Europa medieval das invasões dos povos bárbaros germânicos.
b) usurários, que garantiam o financiamento das campanhas militares da nobreza em luta contra os infiéis muçulmanos.
c) donos de manufaturas de tecidos de algodão, que abasteciam o amplo mercado consumidor das colônias americanas.
d) servos, que deviam obrigações em trabalho aos senhores territoriais que cuidavam da defesa militar da sociedade.

7- Dentre os Reinos Bárbaros, surgidos após as invasões germânicas e o fim do Império Romano, o Reino Franco foi o mais importante, porque
a) os Reis Francos se converteram ao Cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos.
b) promoveu o desenvolvimento das atividades comerciais entre o Ocidente e o Oriente, através das Cruzadas.
c) nesse período a Sociedade Feudal atingiu sua conformação clássica e o apogeu econômico e cultural.
d) houve uma centralização do poder e viveu-se um período de paz externa e interna, o que permitiu controlar o poder dos nobres sobre os servos.

8- A expansão de Roma durante a República, com o consequente domínio da bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas, dentre as quais:
a) marcado processo de industrialização, êxodo urbano, endividamento do Estado.
b) fortalecimento da classe plebeia, expansão da pequena propriedade, propagação do cristianismo.
c) crescimento da economia agropastoril, intensificação das exportações, aumento do trabalho livre.
d) enriquecimento do Estado romano, aparecimento de uma poderosa classe de comerciantes, aumento do número de escravos.

9- Várias razões explicam as perseguições sofridas pelos cristãos no Império Romano, entre elas:
a) a oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do Imperador, pelos cristãos.
b) a publicação do Edito de Milão que impediu a legalização do Cristianismo e alimentou a repressão.
c) a formação de heresias como a do Arianismo, de autoria do bispo Ário, que negava a natureza divina de Cristo.
d) a organização dos Concílios Ecumênicos, que visavam promover a definição da doutrina cristã.

10- As principais características do feudalismo eram:
a) Sociedade de ordens, economia levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
b) Sociedade estamental, economia tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela ausência do cristianismo.
c) Sociedade de ordens, economia terciária e competitiva, centralização política e mentalidade hedonista.
d) Sociedade de ordens, economia agrária e autossuficiente, fragmentação política e mentalidade fortemente influenciada pela religiosidade.

9- A transformação do Cristianismo na religião oficial do Império Romano e a proibição do paganismo ocorreram durante o governo de
a) Cláudio.
b) Teodósio.
c) Constantino.
d) Otávio Augusto.

10- Na origem do chamado "cisma do Oriente", pode-se assinalar corretamente:
a) as desavenças entre os membros da hierarquia católica e o Imperador bizantino diziam respeito à cobrança das indulgências e à corrupção dos bispos.
b) significou o aparecimento de inúmeras seitas "reformadas", que se desligaram da Igreja romana.
c) no Império Bizantino, a Igreja era submetida ao Imperador e promoviam um excessivo culto aos ídolos e às imagens.
d) em Bizâncio, ao contrário do cristianismo ocidental, as imagens e os ídolos dos santos não eram objetos de adoração e culto.

11- Dentre os Reinos Bárbaros, surgidos após as invasões germânicas e o fim do Império Romano, o Reino Franco foi o mais importante, porque
a) os Reis Francos se converteram ao Cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos.
b) promoveu o desenvolvimento das atividades comerciais entre o Ocidente e o Oriente, através das Cruzadas.
c) nesse período a Sociedade Feudal atingiu sua conformação clássica e o apogeu econômico e cultural.
d) houve uma centralização do poder e viveu-se um período de paz externa e interna, o que permitiu controlar o poder dos nobres sobre os servos.

12- Ao longo de toda a Idade Média, a unidade do cristianismo ocidental (rompida, no século XVI, com a Reforma protestante) foi, em grande parte, mantida porque
a) os abusos e a corrupção não existiam ainda no interior da Igreja.
b) as heresias não conseguiram ganhar adeptos fora dos círculos da Igreja.
c) os reis e imperadores podiam ser destituídos livremente pela Igreja.
d) as disputas e crises foram habilmente administradas e absorvidas pela Igreja.


13- O cristianismo, após ter sido durante muito tempo combatido pelo Império Romano, tornou-se sua religião oficial no século IV. O reconhecimento do cristianismo pelo Império Romano corresponde
a) ao Concílio Ecumênico, que aboliu os cultos pagãos e promoveu a expansão do cristianismo.
b) ao Edito de Milão, que concedeu liberdade de culto aos cristãos e proibiu as perseguições.
c) a Pax Romana, que pôs fim aos conflitos religiosos e atestou a hegemonia do cristianismo na Europa.
d) ao Concílio de Trento, que sistematizou e tornou obrigatório o ensino do cristianismo em todo o Império.

8º ANO MOCAMBO: ATIVIDADES DE ESTUDO

ESTA ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR OS ALUNOS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SALA DE AULA.

1 . Explique a afirmação: “Voltaire, inimigo encarniçado do cristianismo, é um deísta convicto” 

Voltaire é visto como um deísta a partir do momento em que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a necessidade das religiões (a razão por si só já é uma via capaz de nos assegurar da existência de Deus, o qual se revela através da ciência e das leis da natureza). 

2 . Montesquieu concorda com o absolutismo monárquico? Justifique. 

Não, Montesquieu não concorda com o Absolutismo Monárquico, uma vez que, busca um justo equilíbrio entre a autoridade do poder e a liberdade do cidadão. É preciso que “o poder detenha o poder” para que não haja abusos. Por isso a separação dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário). 

3 . Qual é a verdadeira lei da humanidade para Montesquieu? 

A verdadeira Lei da Humanidade para Montesquieu é o uso da “razão humana enquanto governa todos os povos da terra”. 

5 . O que foi o Antigo Regime? 

O Antigo Regime pode ser entendido como um conjunto de práticas (econômicas, políticas, sociais e culturais) criticado pelos iluministas que propuseram projetos para uma nova sociedade. 
6. Dê características do Antigo Regime 

a) Política: Monarquias Absolutistas (poder absoluto dos reis).

b) Economia: Coexistência de relações feudais e relações capitalistas, ora em harmonia, ora em conflitos.

c) Sociedade: Divisão da sociedade em estamentos, onde se distinguiam ordens privilegiadas pelo nascimento e camadas desfavoráveis.

d) Cultura: Intolerância religiosa e filosófica. O Estado e a Igreja intervinham na vida das pessoas, não permitindo a liberdade de religião ou convicção filosófica e política. E/ou controle sobre a produção científica. 


7 . Por que a burguesia ficou contra o Antigo Regime? 

A burguesia ficou contra, pois o Antigo Regime privilegiava os nobres e o alto clero em detrimento da ordem dos camponeses e da burguesia, os quais ficavam encarregados de pagar todos os impostos. Além disso, para expandir as atividades capitalistas era preciso dar liberdade e poder à burguesia, o que não ocorria com a existência das Monarquias Absolutistas. 

8 . O que propunham os filósofos iluministas nas áreas 

a) Política: Combate ao Absolutismo Monárquico, o qual privilegiava a nobreza e abusava do poder. E/ou propor democracia ou sistema republicano.

b) Economia: Fim do Mercantilismo e da intervenção do Estado na economia.E/ou liberdade para comércio.

c) Sociedade: Igualdade entre todos os cidadãos.

d) Cultura: Liberdade religiosa e filosófica, uso contínuo da razão e busca pelo avanço científico e tecnológico. 

9 . Explique como o iluminismo favoreceu o desenvolvimento científico. 

O Iluminismo favoreceu o desenvolvimento científico a partir do momento em que pregava o uso contínuo da razão como forma de ver o mundo. Além disso, a burguesia desejava o avanço das ciências e das técnicas, que favoreciam os transportes, as comunicações, a medicina, etc. 
10 . Hoje os casos de maus tratos às crianças e desrespeito aos direitos humanos são repudiados pela população e considerados crimes pela Constituição Brasileira atual inspirada nos Direitos Universais do Homem e do Cidadão. No Antigo Regime havia proteção aos direitos humanos? Comente. 

Não, no Antigo Regime não havia proteção aos direitos humanos. Não havia constituição ou qualquer código de defesa que protegesse o cidadão. O rei, através de ministros e assessores, baixava leis e organizava a justiça a seu prazer. Além disso, a liberdade não era assegurada a todos, coexistindo a escravidão.

11. Durante os séculos XVII e XVIII a Europa viveu um importante movimento de ideias que revolucionou o pensamento científico e político. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (05 pontos)
1 – John Locke
2 – Montesquieu
3 – Descartes
4 – Rousseau
5 – Voltaire

(  2   ) A tendência natural do homem é abusar do poder que lhe foi confiado. Para evitar o despotismo, a autoridade do governo deve ser desmembrada em três poderes – legislativo, executivo e judiciário.
5    ) A liberdade de pensamento e de religião, bem como a igualdade perante a lei, é direito natural do homem.
(  1   ) O governo existe pela necessidade de garantir os direitos e a segurança dos homens, mas seus poderes não podem ultrapassar os limites estabelecidos por aqueles que o escolheram.
(  3   ) A razão é a única forma de se chegar ao conhecimento verdadeiro dos fatos.
(  4   ) Todo poder emana do povo e é em nome do povo que ele é exercido.

12. A importância histórica de John Locke, como precursor do movimento chamado de ilustração, está no fato de ter: (01 ponto)
a. (        ) Elaborado o Ato de Navegação que deu à Inglaterra o domínio dos mares.
b. (        ) Defendido os princípios do absolutismo monárquico.
c. (        ) Participado da revolta de Cromwell contra o despotismo dos Tudor.
d. (        ) Formulado a teoria dos direitos naturais do homem.

e. (        ) Combatido a influência da burguesia na vida política.

13. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?

A - Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
B - Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
C - Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D - Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.


14. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?

A - Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
B - Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C - Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D - Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).

15. O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?

A - Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
B - Revolução Farroupilha, Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.
C - Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil. 
D - Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.

16. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?

A - Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
B - Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
C - Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
D - Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.

17. Qual das alternativas abaixo apresenta os principais ideais iluministas que influenciaram a Inconfidência Mineira no Brasil?

A - Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da monarquia pela República; liberdade econômica (liberalismo); liberdade religiosa, de pensamento e expressão.
B - Valorização da monarquia como forma de governo; imposição da religião católica para toda população; fim da escravidão.
C - Implantação do socialismo nas colônias; participação na democracia restrita aos membros do clero e da nobreza; devolução para as colônias de todo ouro retirado pelas metrópoles.
D - Valorização do mercantilismo; desenvolvimento sustentável (defesa do meio ambiente) para todas as nações; implantação do fascismo.



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

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domingo, 1 de fevereiro de 2015

O ILUMINISMO - Pensadores e características


Iluminismo: Exercícios e características.


Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política.

Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.

As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como:
- Mercantilismo.
-Absolutismo monárquico.
- Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Com base nos três pontos  acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais.

As idéias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas idéias iluministas.
Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as idéias de progresso iluministas.
Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal, de Portugal.
Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e idéias neste período. São eles:
John Locke
John Locke é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma idéia.

Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.

Voltaire

François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.

Montesquieu
Charles de Secondat Montesquieu em sua  obra “O espírito das leis”  defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.

Rousseau


Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.
Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia.

Quesnay
François Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.

Adam Smith
Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de idéias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.

O TRABALHO DO HISTORIADOR

Entra em cena o Pesquisador

Quem Faz a História? Estudar como Experiências Vividas Humanas Ao Longo do Tempo e Parte do Trabalho do historiador.
O Trabalho do historiador E Bastante instigante, POIs lida com temas e Assuntos Relacionados a acontecimentos Que, em SUA grande maioria, os antes de andamento ocorreram Muito do Nascimento DELE é Sua funcao E interpretar acontecimentos Históricos.
SEM OS acontecimentos, o historiador NÃO PODE Produzir Conhecimento; sem o historiador, OS NÃO acontecimentos teriam vida.
Dizemos Que acontecimentos Históricos São OS eventos, como Opiniões, OS Pensamentos e Os Movimentos Sociais Que produziram efeitos e geraram Mudanças, Não tendão OU, POR ISSO, importancia Em Algum momento do Passado, na vida de hum grupo UO de hum povo.
Os acontecimentos São "Produtos" sociais "FABRICADOS" por Seres Humanos Que sonharam, pensaram e agiram. Cabe Ao historiador analisar ESSES "Produtos Sociais" e Construir SUA Interpretação do momento histórico that estiver pesquisando.
Sítio arqueológico
Sítio Arqueológico no Egito
No entanto, E Impossível Que hum historiador SEJA Capaz de avaliar, discutir, compreender e explicar de Todos os acontecimentos, Sentimentos e Pensamentos Que contribuíram Para Que Determinado Evento acontecesse.
ASSIM, o historiador escolhe, de a Acordo com a finalidade de SUA Pesquisa, Os Aspectos Que Ira Estudar, como Fontes Que Ira analisar, como Opiniões Que pretende discutir, OS Sentimentos Que julga Mais IMPORTANTES. Como se fosse detetive, o historiador Analisa hum Acontecimento . com base de em Fontes Históricas, Aceita UO Recusa Interpretações Já existentes, colhe Depoimentos e Chega um Conclusão Uma Veja Abaixo, um Exemplo de Sequências de Perguntas Que o historiador Segue no Trabalho SEU:

           
1. Qual o Documento com that Vai Trabalhar?
2. O QUE ESSE Documento nsa Diz?
3. Como o Diz?
4. Quem o fez?
5. QUANDO o fez?
6. Em Nome de Quem o fez?
7. Com que fez Propósito?
8. Qual a Relação do Documento, nenhum momento de SUA Produção, com a Realidade Mais Ampla à Qual o historiador Quer Chegar?
Como Técnicas, Fichas, Entrevistas, Perguntas, catalogação de Dados, Entre Outros Dão Segurança parágrafo Realizar cientificamente O Trabalho do historiador. Os methods São orientações seguidas POR ELE NAS ETAPAS da SUA Pesquisa, da SUA Investigação.
Cabe Lembrar, that Nenhum Evento histórico TEM pureza total. O registro dos acontecimentos reflete semper, de Uma Maneira de UO Outra, a Opinião, O Pensamento e ATÉ OS Interesses Daquele Que fez Anotações Sobre o Que Viu, viveu UO ouviu.
Para compreender e explicar OS acontecimentos, o historiador estara sempre interpretando-os OU reinterpretando-os, Tomando Como Ponto de Partida SUA forma de ver a Sociedade eA Própria História. QUANDO, Por Exemplo, lemos Uma obra histórica, E Como se estivéssemos Ouvindo a Voz do historiador that um escreveu.

Patrimônio histórico

O patrimônio histórico-cultural de hum povo São Todos aqueles Bens materiais e imateriais Que ELE possui e Que São IMPORTANTES Para a SUA cultura e História. O Património Histórico e o lugar em Que se Faz à memória nacional. Desse modo, a Conservação DELE E Dever de Todos, POIs, Assim, preservamos como Características de Uma Sociedade e garantimos a Sobrevivência de SUA Identidade cultural.
Preservar Significa livrar de Algum mal, Manter Livre de Corrupção, Perigo OU Dano, Conservar e defensor. Tudo ISSO e Preservar. Sabemos Que ESSA atitude TEM MUITAS implicações e E UMA Tarefa Que uma pessoa Só Não É Capaz de Fazer.
Desse modo, E Dever de Toda a Sociedade Preservar OS SEUS BENS.


Palácio da Alvorada - LOCALIZADO em Brasília, Distrito Federal E Designado Como a Residência Oficial do Presidente da República Federativa do Brasil. Situa-SE Margens do Lago Paranoá, tendão Sido O Primeiro Edifício inaugurado em Brasília, em junho de 1958.
O Alvorada E UMA Construção revestida de Mármore e vedada POR cortinas de Vidro, that proporciona Uma Integração Entre Espaço interior e exterior. Já tão famosas Colunas apóiam-se no Chão POR SEUS hum de Vértices Fazendo, Aparentemente, desaparecer uma Idéia de peso.
O espelho d'água reflete a Imagem do Edifício criando hum Espaço infinito virtual.

Forte S. José - Rio de Janeiro (RJ)
Construido originalmente em 1565, foi inteiramente reformado e Equipado em 1872, POR Ordem de D. Pedro II, em consequencia do Episódio Conhecido como Questão Christie. O Forte Passou a ter 17 casamatas e hum grande paiol de munição, e foi Equipado com 15 Canhões antecarga Whitworth, 75 milímetros de calibre, e Mais 20 Canhões de calibre menor. ESTA LOCALIZADO no Morro Cara de Cão, tombado em 1973.