quinta-feira, 22 de maio de 2014

2º ANO C

2º Ano C - Atividade de Filosofia

ATIVIDADE VALENDO NOTA

domingo, 18 de maio de 2014

REVISÃO GLOBAL DE FILOSOFIA 3º ANO


REVISÃO GLOBAL DE FILOSOFIA 3º ANO


* (ENEM)  Em um de seus aspectos, o Iluminismo apresenta como efeito "o compromisso de estender a crítica racional a qualquer campo". Disso decorre que "não existem campos privilegiados, dos quais a crítica racional deva ser excluída". Essa definição apresentada não exclui a possibilidade de que a razão se proponha à tarefa de examinar seus próprios limites cognoscitivos. 

*(ENEM) O empirismo é a "corrente filosófica para a qual a experiência é critério ou norma da verdade", caracterizando-se pela "negação do caráter absoluto da verdade" e pelo "reconhecimento de que toda verdade pode e deve ser posta à prova, logo, eventualmente modificada, corrigida ou abandonada". 
Além disso, o empirismo foi o resultado de importantes transformações ocorridas na relação entre homem e natureza durante os séculos anteriores. 
De acordo com essa informação podemos considerar em termos históricos, que o empirismo consagrou no campo filosófico uma tendência já presente ao longo da Revolução Científica. 

*(ENEM) Acerca da dialética, pode-se afirmar que na tradição hegeliano-marxista, o termo é fortemente associado à negatividade e à contradição. 

*(ENEM) O termo "coisa em si" expressa "o que a coisa é independentemente da sua relação com o homem, para o qual é um objeto de conhecimento". Sobre esse significado, pode-se dizer que  o termo significa a limitação dos poderes cognoscitivos humanos para superar os limites empíricos ou fenomênicos. 

* (ENEM) Segundo John Locke, "todas as nossas representações do real são derivadas de percepções sensíveis, não havendo outra fonte para o conhecimento". O que contempla adequadamente as implicações dessa formulação de Locke é a que toda ideia somente se torna verdadeira se antecedida pela experiência. 

*(ENEM)  Para Berkeley, "a mais simples percepção de uma coisa na realidade é a percepção de uma ação de Deus sobre nós e implica a existência de Deus, ao passo que, a admitir-se a matéria, deve-se atribuir a ela a causalidade das próprias ideias e pode-se dispensar Deus. O materialismo é, por isso, o fundamento do ateísmo e da irreligião, assim como o imaterialismo é o fundamento da religião". Ao formular sua doutrina imaterialista, o objetivo de Berkeley foi refutar o mecanicismo newtoniano. 

* (ENEM) Hume questiona o modelo cartesiano de mente como substância pensante, a res cogitans, de Descartes, sustentando que não podemos ter nenhuma representação de nossa mente independentemente de nossa experiência, ou seja, de nossas impressões sensíveis e da maneira como as elaboramos. Não há como representarmos o pensamento puro, independente de qualquer conteúdo. Para Hume, jamais posso apreender a mim mesmo sem algum tipo de percepção.  Sobre a crítica de Hume à existência da identidade pessoal, pode-se afirmar que essa formulação está embasada em sua crítica antimetafísica à noção de substância. 


* (ENEM) A revolução copernicana de Kant consistiu em uma inversão da relação até então consagrada pela filosofia entre sujeito cognoscente e objeto do conhecimento. 
09. (ENEM)O filósofo Descartes, na tentativa de encontrar fundamentos seguros para o saber, criou um procedimento, a dúvida metódica, que, quando utilizada pelo sujeito, analisa os conhecimentos adquiridos, evitando tudo que seja duvidoso para o pensamento, pois ele acredita que o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual. 

* (ENEM) O Filósofo Descartes pertence à corrente filosófica denominada Racionalismo. 

*(ENEM)De acordo com o pensamento de Descartes, a fonte do conhecimento verdadeiro é a iluminação divina. 

*(ENEM)  Sobre o papel da existência de Deus no interior da metafísica cartesiana, É correta afirmar que  essa noção cartesiana apresentou elementos de ruptura com certa tradição metafísica que limitava, em nome de Deus, a possibilidade de os homens conhecerem plenamente a realidade. 

*(ENEM) Em relação ao romantismo filosófico, é correto afirmar que estabeleceu elementos de ruptura em relação ao mecanicismo. 

* (Prof. Gérson) As bases do idealismo alemão é concedida ao filósofo Kant;                          
                                                                                                                                                 
*(Prof. Gérson) O idealismo alemão refere-se ao pensamento desenvolvido por pensadores do inicio do século XVIII, principalmente por Fichte, Schelling e Hegel;         
                                                                                                                                           
*(Prof. Gérson) Hegel entendia a realidade como o espírito em constante movimento dialético;          
                                                                                                                            
* (Prof. Gérson) Segundo Hegel, compreender a dialética da realidade exige um trabalho árduo da razão, que deve se afastar do entendimento comum e se colocar no ponto de vista do absoluto. Essa afirmação baseia na concepção hegeliana da realidade como espírito, tendo como fio condutor uma relação entre finito e infinito;       
    
*(Prof. Gérson) Para o filósofo Schopenhauer, tudo o que o mundo inclui ou pode incluir é inevitavelmente dependente do sujeito. O mundo da representação. Isso quer dizer que, para ele  não existe uma realidade exterior absoluta e que, para existir o conhecimento do mundo, é preciso existir o sujeito.                                                                                                                                                                                                          
* (Prof. Gérson) O filósofo Søren Aabye Kierkegaard era de  nacionalidade dinamarquesa. 





FILOSOFIA 2º ANO: REVISÃO GLOBAL

REVISÃO DE FILOSOFIA 2º ANO
* Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles .                                      
O texto acima é parte de uma narrativa mítica informando que mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.

*A religião na Grécia antiga apresentou como características o antroporfismo, o politeísmo e a mitologia.

* A mitologia grega, cujas principais fontes são a Teogonia, de Hesíodo, e a Ilíada e a Odisséia, de Homero, escritas no século VIII a.C., é constituída por um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. A Teogonia é a mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a história dos deuses. As histórias de grandes feitos, heróis e grandes combates constituem as narrativas escritas por Homero, como a Guerra de Troia. As narrativas mitológicas dão, assim, importante testemunho de muitos elementos da cultura da Grécia Antiga. Acerca da mitologia grega, é correto afirmar que na mitologia grega, pulveriza-se a explicação do mundo, vinculando-a aos humores dos deuses. 

* O florescimento da filosofia ocorre a partir das realizações dos chamados filósofos pré-socráticos, como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaxímenes, entre outros. Essa nova maneira de pensar conflitava em muitos aspectos com a maneira de pensar expressa nos mitos ou nas narrativas mitológicas desenvolvidas na Grécia Arcaica por aedos como Hesíodo e Homero. 
Uma diferença entre a forma de pensamento da filosofia pré-socrática e a fundamentada nos mitos é a sistematização do conhecimento sobre o mundo mediante a busca de princípios sintéticos. 

* Certos pensadores foram capazes de sintetizar grande parte do pensamento de um período em uma única frase. A época de Galileu Galilei foi marcada por inúmeras diatribes com a Igreja Católica e pelo surgimento de uma nova maneira de pensar. A frase "o livro da natureza está escrito em linguagem matemática" sintetiza a inversão entre religião e ciência com relação à prioridade sobre a enunciação da verdade. 

* A defesa da imortalidade da alma em algumas das obras de Platão decorre do fato de a reencarnação ser necessária à sustentação da teoria platônica do conhecimento como recordação. 

* “Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima... podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.” A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto o principal problema por eles investigado foi a cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.

* Ainda sobre o mesmo tema, é correto afirmar que a filosofia Retomou os temas da mitologia grega, mas de forma racional, formulando hipóteses lógico-argumentativas.   
                                          
* “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento,  podemos afirmar que o mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.

* “Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da ‘imposição religiosa’, é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade. Essa afirmação apresenta a “guinada de atitude” promovida pelos primeiros filósofos na discussão crítica das ideias e posições, que podem ser modificadas ou reformuladas.                                                                        
*  TEXTO I
Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras.
*TEXTO II
Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha”.
Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que postulavam um princípio originário para o mundo.   

*  Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427–346 a.C.). De acordo com o texto, Platão se situa diante dessa relação afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.                                                                         
*  O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto) O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.   

*  “Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulando pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que,insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar em Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia”.
No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é:  “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.” (Santo Agostinho)                                 





SOCIOLOGIA: REVISÃO GLOBAL

*- “... Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; ...”
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
Jornal do Brasil, 19 de fevereiro de 1997.
A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:
A) Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
B) Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.

Enem (1999)
Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil, depois responda as questões 2 e 3
. Esse texto é parte de um artigo que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise financeira no Brasil.
Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente não havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma crise incomparável: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores – cerca de 25% da população ativa – entre 1929 e 1933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome. 
Gazeta Mercantil, 05/01/1999
2- Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalístico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte intenção relacionar os fatos passados e presentes.
*  “A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador do café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos”.
O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou
O abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
* A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX. Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
*  Lucro na adversidade Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia, estão tentando adaptar-se às mudanças acarretadas pelo aquecimento global. Antes acostumados a produzir arroz e vegetais, responsáveis por boa parte da produção nacional, eles estão migrando para o cultivo do camarão. Com a subida do nível do mar, a água salgada penetrou nos rios e mangues da região, o que inviabilizou a agricultura, mas, de outro lado, possibilitou a criação de crustáceos, uma atividade até mais lucrativa. O lado positivo da situação termina por aí. A maior parte da população local foi prejudicada, já que os fazendeiros não precisam contratar mais mão de obra, o que aumentou o desemprego. A flora e a fauna do mangue vêm sendo afetadas pela nova composição da água. Os lençóis freáticos da região foram atingidos pela água salgada a reestruturação de atividades produtivas como forma de enfrentar mudanças nas condições ambientais da região.

* O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as idéias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu:
“Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. (...) Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios”
Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as ideias de Roger Bacon
 inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.

*  DOCUMENTO 1  O cômputo da idade da Terra Da Criação até o Dilúvio...................................1.656 anos Do Dilúvio até Abraão................................................ 292 Do Nascimento de Abraão até Êxodo do Egito............ 503 Do Êxodo até a Construção do Templo........................481 Do Templo ao Cativeiro..............................................414 Do Cativeiro até o Nascimento de Jesus Cristo............614 Do Nascimento de Jesus Cristo até hoje....................1.560 Idade da Terra...................................................5.520 anos DOCUMENTO 2 Avalia-se em cerca de quatro e meio bilhões de anos a idade da Terra, pela comparação entre a abundância relativa de diferentes isótopos de urânio com suas diferentes meias-vidas radiativas. Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza religiosa no primeiro e científica no segundo.  
            
Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem  sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de  “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorandose em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos. A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais. 
* O Max Weber identificou como a principal característica das sociedades ocidentais dos Tempos Modernos foi aquilo que ele chamou de Racionalidade;

*  Max Weber foi sociólogo, economista e historiador alemão;

* A obra de Max weber foi influenciada pelo pensamento social  alemão, e um dos autores que o marcaram foi Georg Simmel;

* Weber concorda que a racionalidade teve seu ponto de partida na economia.

*  Na vasta produção intelectual de Weber destacam-se dois livros, que são “A ética protestante e o Espírito do capitalismo”;

* A sociologia passou a ser considerada como uma ciência dotada de um objetivo específico, com o sociólogo Émile Durkheim;

*  O primeiro professor de sociologia numa universidade foi Émile Durkheim.

*  A sociologia de Émile Durkheim foi influenciada pelo positivismo de Auguste Comte;

*  “Os fatos sociais são coisas”. Essa afirmação foi dita pelo sociólogo Émile Durkheim;

* A sociologia é uma ciência que estuda a sociedade coletiva;