quinta-feira, 28 de novembro de 2013

GEOGRAFIA PARA 8º ANO BETÂNIA

01. (UE-MT) Israel possui, atualmente, fronteiras com o Egito, ainda, com:
a) Jordânia, Líbano e Turquia. b) Jordânia, Líbano e Síria. c) Jordânia, Líbano e Iraque. d) Jordânia, Iraque e Síria. e) Arábia Saudita, Líbano e Turquia.

02. (UnB) As discordâncias entre árabes e israelenses apresentam as seguintes características, EXCETO: a) controle de rotas marítimas b) interesses industriais c) interesses raciais e religiosos d) interesses ideológicos e) n.d.a.

 03. Os países componentes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo encontram-se localizados nos seguintes conjuntos regionais: a) Europa, Oriente Médio e América do Norte b) Extremo Oriente, América do Sul e CEI c) Oriente Médio, África e América do Sul d) América do Sul, Extremo Oriente e Oriente Médio e) n.d.a.

04. (PUC) A política internacional brasileira de apoio à causa palestina deve-se, fundamentalmente, à: a) existência de um Estado com profunda origem antissemita. b) presença de um país de um contingente árabe com grande participação na política nacional. c) diminuição do comércio exterior brasileiro com Israel. d) queda, no Irã, do regime pró-americano com consequente rompimento dos acordos internacionais pelo novo governo. e) dependência dos países às importações de petróleo dos países árabes.

05. (VUNESP) As noções de islamismo, pensamento ocidental e cultura indiana remetem para a categoria de: a) etnias b) raças c) religiões d) nacionalidades e) civilizações

06. (UNIP) Nesta última década do século XX, verifica-se o recrudescimento da ideologia do nacionalismo em todo o mundo, gerando a ocorrência de movimentos separatistas, que, não raramente, desembocam em sangrentos conflitos, a exemplo do que ocorreu entre o Iraque de Saddam Hussein e a etnia: a) armênia b) libanesa c) sunita d) palestina e) curda.

07. (FAAP) Em Agosto de 1990, Saddam Hussein invoca razões históricas para invadir __________________ e anexá-lo(a) ao Iraque. a) A Arábia Saudita b) A Síria c) Israel d) O Kwait e) A Jordânia

08. (OSEC) As guerras entre árabes e judeus, que se verificam no Oriente Médio, tiveram como causa principal: a) a guerra civil, no Líbano; b) o problema de uma população sem território - os refugiados palestinos - que surgiu com a criação do Estado de Israel; c) o fato de que maiores reservas mundiais de petróleo, se localizam nos países árabes; d) um discurso do líder Yasser Arafat, na Assembléia na ONU; e) o controle do canal de Suez, por parte do Egito.

09. (VEST - RIO) A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situação conflitosa é: a) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP; b) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo; c) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes; d) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica. e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.

10. “Os anos 50 de Israel” O povo judeu, durante séculos, nutriu esperanças de que um dia houvesse condições para a criação de um estado próprio, idéia que começou a concretizar no final do século passado. Nessa época surgiu na Europa um movimento que objetivava a criação de um lar nacional para os judeus espalhados pelo mundo. O lugar ideal para que isso acontecesse era, obviamente, dentro do território da sua área de origem, a Palestina, e assim propôs a ONU em 1948 a criação do Estado de Israel. O movimento de judeus em direção à Palestina denominou-se:
a) Ramada b) Sionismo c) Intifada d) Yom Kippur e) Diáspora

11. (FUVEST) A região da Ásia conhecida por Mesopotâmia foi importante área agrícola, hoje reduzida às zonas ribeirinhas irrigáveis. Constitui uma planície drenada pelos rios: a) Tigre e Eufrates, no Iraque; b) Indo e Ganges, no Paquistão e na Índia; c) Ganges e Bramaputra, na Índia e Bangladesh; d) Hoang-Ho e Yang-Tsé, na China; e) Amu-Daria e Syr-Daria, no Uzbequistão.

12. (FUVEST) A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicidade das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua Cidade Santa na Ásia Ocidental. São elas: a) Fetichismo, Islamismo e Judaísmo; b) Budismo, Hinduísmo e Maometismo; c) Judaísmo, Cristianismo e Islamismo; d) Cristianismo, Bramanismo e Islamismo; e) 0 Budismo, Judaísmo e Islamismo.

13. (PUC) Escolha entre as alternativas abaixo aquela que contém as nações do Sudoeste da Ásia envolvidas diretamente em conflitos bélicos nos últimos três anos: a) Israel, Síria, Egito, Iraque e Vietnã; b) Líbano, Síria, Turquia, Jordânia e Paquistão; c) Egito, Síria, Israel, Iraque e Cambodja; d) Israel, Líbano, Síria, Iraque, Irã e Afegansitão; e) Líbano, Iraque, Irã, Kuwait e Arábia Saudita.

14. (MACK) Apesar da elevada renda per capita, advinda da exportação de petróleo, o Oriente Médio encontra sérios problemas para seu desenvolvimento. dentre as causas desses problemas, podemos destacar: a) a aridez do clima e o baixo nível técnico da população; b) a falta de acesso ao mar e a escassa rede hidrográfica; c) o baixo crescimento populacional e o elevado padrão e consumo da população; d) a elevada porcentagem de analfabetismo e a distribuição igualitária da renda; e) a persistência do nomadismo e a elevada porcentagem de universitários na população.

15. (UFV) Das alternativas, aquela que corresponde à causa do acordo entre Israel e a Organização para Libertação da Palestina (OLP) é: a) o fortalecimento do grupo liderado por Arafat sobre as demais facções palestinas; b) a superioridade bélica dos países árabes com a ajuda do Irã; c) a pressão do mundo ocidental forçando Israel a conceder autonomia à faixa de Gaza e às cidades de Jericó e Hébron; d) o fim da política de bipolarização do mundo e a ascensão do
partido trabalhista ao governo israelense; e) o fim da guerra civil no Líbano e o fortalecimento político e bélico da Síria.

16. (FAAP) Quando das negociações entre Israel e Síria, necessariamente deveria entrar no cenário das discussões um acordo sobre uma região denominada:
a) Jericó b) Nazaré c) Canal de Suez d) Colinas de Golan e) Rio Jordão


17. Muito embora o comércio mundial esteja sendo constantemente reformulado por novas alianças e associações entre países, é possível perceber que ainda persistem "antigas áreas de influência comercial", dentre as quais podem ser citadas: a) os fluxos entre a Austrália-Nova Zelândia e o sul da África e as estreitas ligações entre Estados Unidos e América Latina. b) as trocas entre o Extremo Oriente e a América do Sul e os fluxos entre a Europa e o norte da África. c) o intercâmbio entre a Europa e suas ex-colônias africanas e asiáticas e o fluxo comercial entre Estados Unidos e América Latina. d) as estreitas relações entre os Tigres asiáticos e a América Anglo-Saxônica e os fluxos comerciais entre as repúblicas da CEI e a China. e) o intercâmbio entre os Tigres Asiáticos e o Oriente Médio e as trocas entre o Japão e a América Latina.

18. É uma das raras monarquias restantes no Oriente Médio. Seu território é predominantemente desértico, com poucos bolsões férteis. Amã é o centro manufatureiro, fornecendo brometo e potassa extraídos do Mar Morto. As indústrias têxtil e de alimentos também são consideradas importantes. Identifique o país de que se fala: a) Jordânia b) Arábia Saudita c) Kuwait d) Irã e) Iraque.

19. Após 45 anos de guerras e mortes, a assinatura da Declaração de Princípios entre Israel e a OLP (Organização de Libertação da Palestina) parece marcar uma nova era na história do Oriente Médio. O plano de paz prevê o autogoverno quase total dos palestinos na cidade de a) Jerusalém e nos campos de Sabra. b) Haifa e na faixa de Gaza. c) Jericó e nas colinas de Golan. d) Jericó e na faixa de Gaza. e) Jerusalém e na Cisjordânia.

20. Embora a predominância de climas áridos e semi-áridos dificulte o desenvolvimento das atividades agrícolas, este país conseguiu, graças à utilização de sofisticadas técnicas de produção e modernos métodos de irrigação, posição de destaque neste setor, no Oriente Médio. Trata-se: a) do Iraque. b) do Irã. c) da Arábia Saudita. d) de Israel. e) do lêmen

sábado, 23 de novembro de 2013

8º e 9º ANOS DE BETÂNIA

História e cultura africana e afro-brasileira 8º e 9º ANO

pergunta:Leia atentamente o texto. "A capoeira - reprimida pela polícia do final do século passado e incluída como crime no Código Penal de 1890 - é oficializada como modalidade esportiva nacional em 1937. Também o samba passou da repressão à exaltação, de dança de preto a canção brasileira para exportação. Definido na época como uma dança que fundia elementos diversos, nos anos 30 o samba sai da marginalidade e ganha as ruas, enquanto as escolas de samba e desfiles passam a ser oficialmente subvencionados a partir de 1935." (SCHWARCZ, Lilia M. "Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade." ln: NOVAES, Fernando A. (org.) "História da Vida Privada no Brasil. Contrastes da Intimidade Contemporânea. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 196.) Sobre as formas de integração das manifestações culturais negras no Brasil, é correto afirmar que os elementos da cultura negra no Brasil são, a partir da década de 1930, incorporados à cultura nacional, perdendo grande parte de suas características originais.

pergunta:Considere os trechos do samba-enredo da Escola de Samba Mangueira, do Carnaval de 2000, no Rio de Janeiro. Axé, mãe África / De onde herdei o sangue azul da realeza / Sou guerreiro de Oyó (...) No Rio de lá / Luxo e riqueza / No Rio de cá / Lixo e pobreza (...) Desejei liberdade / 500 anos Brasil / E a raça negra não viu / O clarão da igualdade / Fazer o negro respirar felicidade / Sonho ou realidade / Uma dádiva do céu (do céu, do céu) / Vi o morro da Mangueira / Sambar de porta-bandeira / A princesa Isabel (Autores do Samba: Marcelo D Aguiã, Bizuca, Gilson Bermini e Valter Veneno - Adaptado) Os versos do samba-enredo da Mangueira podem ser interpretados como  uma crítica às estruturas políticas e sociais do Brasil porque continuam segregando extensos setores da população por critérios raciais.

pergunta:A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.  impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnicoracial do país.

pergunta:(Enem 2012)Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras areas culturais, inclusive a da região. Ha razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.

SLENES,R. Malungu, ngoma,vem! África coberta e descoberta do Brasil.
Revista USP,n. 12, dez/jan/fev. 1991-92 (adaptado)

Com base no texto, ao favorecer o contato de individuos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tomou possivel a formação de uma identidade cultural afro-brasileira.

pergunta:A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.

pergunta:As Leis Abolicionistas, a partir de 1850, podem ser consideradas como o nível político da crise geral da escravidão no Brasil, porque  as sucessivas leis emancipacionistas foram paralelas à progressiva substituição do trabalho escravo por homens livres.

pergunta:Em 1694, uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho foi encarregada pelo governo metropolitano de destruir o quilombo de Palmares. Isto se deu porque o quilombo desestabilizava o grande contingente escravo existente no Nordeste, ameaçando a continuidade da produção açucareira e da dominação colonial.


pergunta:Nas atas dos debates parlamentares e nos jornais brasileiros da década de 1850, encontram-se muitas referências, positivas ou negativas, à Inglaterra. Estas últimas, em geral, devem-se à irritação provocada em setores da sociedade brasileira por pressões exercidas pelo governo inglês para a extinção do tráfico de escravos, tendo seus objetivos sido alcançados em 1850.

pergunta:Durante o Período Colonial brasileiro, a mão-de-obra do negro africano substituiu, progressivamente, a indígena. Isso se deveu  aos interesses dos traficantes negreiros e de Portugal neste ramo de comércio colonial, altamente lucrativo.

pergunta:Durante o século XVII podem ser observadas as primeiras reações contra o domínio colonial, entre as quais temos  "Quilombo dos Palmares" que simboliza as diversas formas de reações dos escravos à sua condição.

pergunta:"O negro não só é o trabalhador dos campos, mas também o mecânico, não só racha a lenha e vai buscar água, mas também, com a habilidade de suas mãos, contribui para fabricar os luxos da vida civilizada. O brasileiro usa-o em todas as ocasiões e de todos os modos possíveis..." (Thomaz Nelson - 1846) Com relação à utilização do trabalho escravo na economia brasileira do século XIX, é correto afirmar a utilização de ferramentas e máquinas foi muito restrita na sociedade escravista; com isso, o escravo negro foi o elemento principal de toda a atividade produtiva colonial.

pergunta:A chamada "sociedade patriarcal", característica do Brasil Colonial, assentava-se em dois elementos essenciais, que eram senhores e escravos;

pergunta:O movimento político organizado na Bahia em 1789 incluía em seu bojo e na sua liderança mulatos e negros livres ou libertos, ligados às profissões urbanas, como artesãos ou soldados, bem como alguns escravos. "Os conspiradores defendiam a proclamação da República, o fim da escravidão, o livre comércio especialmente com a França, o aumento do salário dos militares, a punição de padres contrários à liberdade. O movimento não chegou a se concretizar, a não ser pelo lançamento de alguns panfletos e várias articulações. Após uma tentativa de se obter o apoio do governador da Bahia, começaram as prisões e delações. Quatro dos principais acusados foram enforcados e esquartejados. Outros receberam penas de prisão ou banimento." O texto anterior refere-se à Conjuração dos Alfaiates.

pergunta:O tráfico negreiro paralisou o crescimento da população na África. No século XVII, a população africana equivalia à da Europa e representava um quinto da população do globo. No século XX, representava menos da décima terceira parte da população mundial, segundo Maurice Halbwachs. Através do tráfico, o Brasil recebeu grandes contingentes de escravos africanos, que se distribuíram, no território, da seguinte forma os maiores contingentes de escravos africanos vieram para as áreas produtoras de açúcar, posteriormente para a região das minas e, só mais tarde para São Paulo, na produção de café;

pergunta:Houve em Minas Gerais, de 1720 a 1760, um Quilombo tão importante quanto o de Palmares. Era formado por mulatos, negros livres e, negros fugitivos, que, sendo rejeitados nas vilas dos brancos, saíram a desbravar o sertão e a fundar vilarejos em locais onde se descobria o ouro. Os proprietários de terras e escravos investiam, contra essas comunidades negras para tornar-lhes o ouro e as vilas, sob o pretexto de serem todos negros fugitivos. Esse episódio se refere ao  Quilombo de Campo Grande, liderado pelo Rei Ambrósio.

pergunta:O tráfico de negros escravos para o Brasil Colônia representou  certa lucratividade para a Metrópole portuguesa, favorecendo a acumulação de capitais.

pergunta:O Quilombo dos Palmares passou para a história como símbolo da resistência negra, sediado na Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas. Esta experiência existiu porque  as invasões holandesas permitiram a fuga dos escravos negros porque desorganizavam as fazendas, nos primeiros tempos.

pergunta:O epíteto "Terra da Luz" foi atribuído ao Ceará por ter sido a primeira província brasileira a abolir oficialmente a escravidão. Sobre este episódio tão marcante para a História do Ceará, assinale a alternativa correta  na década de 1880, o número de escravos já era muito reduzido, fato agravado pela seca de 1877, quando as fugas e as alforrias foram intensificadas

pergunta:"Angola, Congo, Benguela Monjolo, Cabinda, Mina Quiloa, Rebolo" (Jorge Ben, África/Brasil-Zumbi) O texto refere-se a  grupos africanos escravizados e trazidos para o Brasil durante a colonização.

pergunta:" ... se dantes a servidão corrompia o homem livre, agora é a liberdade que corrompe o escravo..." A partir do texto pode-se afirmar que, no Brasil, a presença do trabalhador livre, quando deixou de ser exceção, tornou-se forte elemento de dissolução do sistema escravista.

pergunta:A respeito da escravidão no Brasil, é correto afirmar que a abolição, ao eliminar a propriedade escrava, retirou o maior entrave econômico e jurídico para a formação do mercado de trabalho assalariado, indispensável à consolidação das relações de produção capitalista no Brasil.

pergunta:O Bill Aberdeen, aprovado na Inglaterra em 1845, estabelecia a prisão de navios negreiros pela marinha inglesa, sendo os traficantes de escravos julgados pelas leis inglesas. Em relação ao Brasil, o Bill Aberdeen foi  a reação inglesa contra a Tarifa Alves Branco;

pergunta:A Lei do Sexagenário, foi considerada uma "Gargalhada Nacional" porque tornava livre os escravos com mais de 65 anos, mas a expectativa de vida entre os escravos era de 30 anos;

pergunta:Neste ano de 1996, comemoraram-se os 300 anos da morte de Zumbi, o líder maior do Quilombo de Palmares. Segundo as historiadoras Elza Nadai e Joana Neves, "o século XVI foi marcado por uma guerra sem tréguas aos quilombos de Palmares". Sobre a resistência negra à escravidão no Brasil, é correto afirmar que além das revoltas e dos quilombos, os escravos cometiam assassinatos, crimes, suicídios, mutilações e outras formas de resistir à condição de escravo

pergunta:Sobre a estrutura social e econômica dos engenhos coloniais no Brasil, marque a opção certa  os engenhos mantinham uma divisão do trabalho muito desenvolvida, com escravos realizando tarefas simples e homens livres realizando atividades que exigiam maior conhecimento técnico






CONTEÚDO PARA OS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA ESCOLA PROFISSIONAL

História e cultura africana e afro-brasileira 1º ANO



OBS.: A PROVA SERÁ ELABORADA DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES ABAIXO.


Leia atentamente o texto. "A capoeira - reprimida pela polícia do final do século passado e incluída como crime no Código Penal de 1890 - é oficializada como modalidade esportiva nacional em 1937. Também o samba passou da repressão à exaltação, de dança de preto a canção brasileira para exportação. Definido na época como uma dança que fundia elementos diversos, nos anos 30 o samba sai da marginalidade e ganha as ruas, enquanto as escolas de samba e desfiles passam a ser oficialmente subvencionados a partir de 1935." (SCHWARCZ, Lilia M. "Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade." ln: NOVAES, Fernando A. (org.) "História da Vida Privada no Brasil. Contrastes da Intimidade Contemporânea. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 196.) Sobre as formas de integração das manifestações culturais negras no Brasil, é correto afirmar que os elementos da cultura negra no Brasil são, a partir da década de 1930, incorporados à cultura nacional, perdendo grande parte de suas características originais.

Considere os trechos do samba-enredo da Escola de Samba Mangueira, do Carnaval de 2000, no Rio de Janeiro. Axé, mãe África / De onde herdei o sangue azul da realeza / Sou guerreiro de Oyó (...) No Rio de lá / Luxo e riqueza / No Rio de cá / Lixo e pobreza (...) Desejei liberdade / 500 anos Brasil / E a raça negra não viu / O clarão da igualdade / Fazer o negro respirar felicidade / Sonho ou realidade / Uma dádiva do céu (do céu, do céu) / Vi o morro da Mangueira / Sambar de porta-bandeira / A princesa Isabel (Autores do Samba: Marcelo D Aguiã, Bizuca, Gilson Bermini e Valter Veneno - Adaptado) Os versos do samba-enredo da Mangueira podem ser interpretados como  uma crítica às estruturas políticas e sociais do Brasil porque continuam segregando extensos setores da população por critérios raciais.

A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.  impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnicoracial do país.

(Enem 2012)Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras areas culturais, inclusive a da região. Ha razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.

SLENES,R. Malungu, ngoma,vem! África coberta e descoberta do Brasil.
Revista USP,n. 12, dez/jan/fev. 1991-92 (adaptado)

Com base no texto, ao favorecer o contato de individuos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tomou possivel a formação de uma identidade cultural afro-brasileira.

A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.

As Leis Abolicionistas, a partir de 1850, podem ser consideradas como o nível político da crise geral da escravidão no Brasil, porque  as sucessivas leis emancipacionistas foram paralelas à progressiva substituição do trabalho escravo por homens livres.

Em 1694, uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho foi encarregada pelo governo metropolitano de destruir o quilombo de Palmares. Isto se deu porque o quilombo desestabilizava o grande contingente escravo existente no Nordeste, ameaçando a continuidade da produção açucareira e da dominação colonial.


Nas atas dos debates parlamentares e nos jornais brasileiros da década de 1850, encontram-se muitas referências, positivas ou negativas, à Inglaterra. Estas últimas, em geral, devem-se à irritação provocada em setores da sociedade brasileira por pressões exercidas pelo governo inglês para a extinção do tráfico de escravos, tendo seus objetivos sido alcançados em 1850.

Durante o Período Colonial brasileiro, a mão-de-obra do negro africano substituiu, progressivamente, a indígena. Isso se deveu  aos interesses dos traficantes negreiros e de Portugal neste ramo de comércio colonial, altamente lucrativo.

Durante o século XVII podem ser observadas as primeiras reações contra o domínio colonial, entre as quais temos  "Quilombo dos Palmares" que simboliza as diversas formas de reações dos escravos à sua condição.

"O negro não só é o trabalhador dos campos, mas também o mecânico, não só racha a lenha e vai buscar água, mas também, com a habilidade de suas mãos, contribui para fabricar os luxos da vida civilizada. O brasileiro usa-o em todas as ocasiões e de todos os modos possíveis..." (Thomaz Nelson - 1846) Com relação à utilização do trabalho escravo na economia brasileira do século XIX, é correto afirmar a utilização de ferramentas e máquinas foi muito restrita na sociedade escravista; com isso, o escravo negro foi o elemento principal de toda a atividade produtiva colonial.

A chamada "sociedade patriarcal", característica do Brasil Colonial, assentava-se em dois elementos essenciais, que eram senhores e escravos;

O movimento político organizado na Bahia em 1789 incluía em seu bojo e na sua liderança mulatos e negros livres ou libertos, ligados às profissões urbanas, como artesãos ou soldados, bem como alguns escravos. "Os conspiradores defendiam a proclamação da República, o fim da escravidão, o livre comércio especialmente com a França, o aumento do salário dos militares, a punição de padres contrários à liberdade. O movimento não chegou a se concretizar, a não ser pelo lançamento de alguns panfletos e várias articulações. Após uma tentativa de se obter o apoio do governador da Bahia, começaram as prisões e delações. Quatro dos principais acusados foram enforcados e esquartejados. Outros receberam penas de prisão ou banimento." O texto anterior refere-se à Conjuração dos Alfaiates.

O tráfico negreiro paralisou o crescimento da população na África. No século XVII, a população africana equivalia à da Europa e representava um quinto da população do globo. No século XX, representava menos da décima terceira parte da população mundial, segundo Maurice Halbwachs. Através do tráfico, o Brasil recebeu grandes contingentes de escravos africanos, que se distribuíram, no território, da seguinte forma os maiores contingentes de escravos africanos vieram para as áreas produtoras de açúcar, posteriormente para a região das minas e, só mais tarde para São Paulo, na produção de café;

Houve em Minas Gerais, de 1720 a 1760, um Quilombo tão importante quanto o de Palmares. Era formado por mulatos, negros livres e, negros fugitivos, que, sendo rejeitados nas vilas dos brancos, saíram a desbravar o sertão e a fundar vilarejos em locais onde se descobria o ouro. Os proprietários de terras e escravos investiam, contra essas comunidades negras para tornar-lhes o ouro e as vilas, sob o pretexto de serem todos negros fugitivos. Esse episódio se refere ao  Quilombo de Campo Grande, liderado pelo Rei Ambrósio.

O tráfico de negros escravos para o Brasil Colônia representou  certa lucratividade para a Metrópole portuguesa, favorecendo a acumulação de capitais.

O Quilombo dos Palmares passou para a história como símbolo da resistência negra, sediado na Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas. Esta experiência existiu porque  as invasões holandesas permitiram a fuga dos escravos negros porque desorganizavam as fazendas, nos primeiros tempos.

O epíteto "Terra da Luz" foi atribuído ao Ceará por ter sido a primeira província brasileira a abolir oficialmente a escravidão. Sobre este episódio tão marcante para a História do Ceará, assinale a alternativa correta  na década de 1880, o número de escravos já era muito reduzido, fato agravado pela seca de 1877, quando as fugas e as alforrias foram intensificadas

"Angola, Congo, Benguela Monjolo, Cabinda, Mina Quiloa, Rebolo" (Jorge Ben, África/Brasil-Zumbi) O texto refere-se a  grupos africanos escravizados e trazidos para o Brasil durante a colonização.

" ... se dantes a servidão corrompia o homem livre, agora é a liberdade que corrompe o escravo..." A partir do texto pode-se afirmar que, no Brasil, a presença do trabalhador livre, quando deixou de ser exceção, tornou-se forte elemento de dissolução do sistema escravista.

A respeito da escravidão no Brasil, é correto afirmar que a abolição, ao eliminar a propriedade escrava, retirou o maior entrave econômico e jurídico para a formação do mercado de trabalho assalariado, indispensável à consolidação das relações de produção capitalista no Brasil.

O Bill Aberdeen, aprovado na Inglaterra em 1845, estabelecia a prisão de navios negreiros pela marinha inglesa, sendo os traficantes de escravos julgados pelas leis inglesas. Em relação ao Brasil, o Bill Aberdeen foi  a reação inglesa contra a Tarifa Alves Branco;

A Lei do Sexagenário, foi considerada uma "Gargalhada Nacional" porque tornava livre os escravos com mais de 65 anos, mas a expectativa de vida entre os escravos era de 30 anos;

Neste ano de 1996, comemoraram-se os 300 anos da morte de Zumbi, o líder maior do Quilombo de Palmares. Segundo as historiadoras Elza Nadai e Joana Neves, "o século XVI foi marcado por uma guerra sem tréguas aos quilombos de Palmares". Sobre a resistência negra à escravidão no Brasil, é correto afirmar que além das revoltas e dos quilombos, os escravos cometiam assassinatos, crimes, suicídios, mutilações e outras formas de resistir à condição de escravo

Sobre a estrutura social e econômica dos engenhos coloniais no Brasil, marque a opção certa  os engenhos mantinham uma divisão do trabalho muito desenvolvida, com escravos realizando tarefas simples e homens livres realizando atividades que exigiam maior conhecimento técnico